sábado, 19 de março de 2011

Escolas de Ibaretama incentivam ações de combate a dengue


Dia 22 e 25 outras ações estão previstas nos distritos de oiticica e Nova Vida respectivamente.
Ibaretama, no Sertão Central cearense, não diferente de outros municípios sofre com a proliferação do mosquito causador da dengue, O Aedes Aegypti tem aumentado sua população consideravelmente em todo o município.
O Ministério da saúde tem pedido empenho da população e das autoridades de saúde para prevenir possíveis focos do mosquito em todas as cidades brasileiras, o motivo é o medo de um surto da doença que em alguns casos pode ser letal.
Escolas do município de Ibaretama estão realizando este mês uma ação de conscientização, envolvendo a comunidade local e autoridades de todos os setores do município, a primeira escola a se manifestar foi a Raimunda Emília de Lima, localizada na sede do município a escola concentra o maior numero de alunos da rede municipal de ensino.

A escola Everardo Silveira também participou do movimento de conscientização, alunos nas ruas com faixas, cartazes e apitos com um sonoro som de alerta, incitam a população a terem os devidos cuidados com o mosquito.
A ação louvável destas escolas merece destaque, no movimento da sede, as escolas procuraram através de alunos e professores chamar a atenção da população. Faixas, apitos, panfletos, cartazes dentre outros recursos foram usados por alunos e professores das referidas escolas. Para chamar a atenção da população, os alunos saíram às ruas acompanhados de seus mestres para realizar a ação de conscientização da população.
A diretora da maior escola do município Evanês Aires falou a nossa equipe da importância destas ações, “O nosso povo precisa se conscientizar que a dengue mata, resolvemos atender ao pedido da saúde de Ibaretama para contribuirmos como educadores e educandos para a disseminação dessa ideia de prevenção”. E completa “a área de educação tem papel fundamental nesta campanha contra a dengue que é disseminada em todo país”.
O Secretário de Saúde Geymison Herysson, falou da felicidade de estar tendo a contribuição da educação neste setor “fico feliz, pois trabalhávamos muito só, agora com o apoio da área de educação podemos fazer uma conscientização mais eficaz”.
Herysson desconsiderou que existisse surto de dengue em Ibaretama, nosso índice de infestação predial é considerado pelo ministério da saúde como de alto risco, atualmente Ibaretama está com índice de 1,2%, mais o secretário garantiu que toda a equipe de endemias do município está integrada no trabalho de combate ao mosquito.
A possibilidade de um surto deixa a população de Ibaretama em alerta, segundo o secretário em 2010 teve surto no município, “esse ano estamos com alto risco mais somados os esforços da secretaria de saúde com outras secretarias vamos vencer essa luta” disse o secretário que pede também a contribuição da população.
Dia 22 e 25 outras ações estão previstas nos distritos de oiticica e Nova Vida respectivamente, escolas destes distritos também irão participar das mobilizações, entre as ações a secretaria também promove nos distritos o dia D de combate a doenças de hipertensão além de atendimento médico especializado em algumas áreas de clinica geral, fisioterapia, cardiologia, dermatologia, pediatria dentre outros.
Mais informações:
Secretaria municipal de Saúde
Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 34391055

Karpegeanne Vieira

Correspondente em Ibaretama
Leiam também Ibaretamanet.com


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: