sexta-feira, 25 de março de 2011

Ibaretama entra no mapa da dengue, dois casos foram confirmados pela SESA.

Ibaretama, Sertão Central, tem intensificado a campanha de combate ao mosquito da dengue Aedes Aegypti , mesmo assim, o município entra no mapa da dengue no  estado, com 1,2% de infestação predial o município entrou no boletim do Ministério da Saúde como município de alto risco para um possível surto.

Apesar dos esforços, o município mantem um índice alto de risco de surto, para o secretário Geymisom Harrysom os esforços de toda a equipe irá evitar que o município passe por um surto da doença. Escolas municipais e entidades não governamentais também fazem a conscientização da população.


Nessa semana a SESA confirmou dois casos de dengue em Ibaretama, felizmente o município não contabiliza mortes pela doença, o que vem agravando cada vez mais a situação é a falta de rede de água e esgoto na cidade.

O Distrito de Piranjí, localizado pelo menos 30 km da sede do município, vem sofrendo com esse problema de forma mais grave, a reclamação da infestação de mosquitos na localidade é geral, Piranjí deveria contar com uma adutora que abasteceria o distrito, na falta desta a população se obriga a armazenar a água da chuva em recipientes e muitas vezes não toma o devido cuidado.

Segundo o Secretário de Saúde tudo que poder ser feito para evitar mais pessoas contaminadas pelo mosquito será executado, Harryson apela para que a população ajude aos órgãos responsáveis, detectando e informando a secretaria os possíveis locais de focos do mosquito.

Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado – SESA, o município de Quixadá já contabiliza 46 casos confirmados da doença enquanto Quixeramobim teve sete casos confirmados, em Senador Pompeu também no Sertão Central foram nove casos, Banabuiú e Ibaretama dois casos cada.

A orientação da SESA para os médicos e equipes de plantão nos hospitais desses municípios é para que qualquer sinal de quadro febril, principalmente em crianças, seja acompanhado até o terceiro dia para que assim possa ser detectada mais facilmente caso haja uma evolução da doença para o estágio de dengue hemorrágica.

Em Ibaretama até as escolas entraram na conscientização e prevenção, em oiticica no ultimo dia 22, pelo menos 30 alunos treinados pela secretaria de saúde visitaram as casas e quintais do distrito para orientar e detectar possíveis focos do mosquito, a ação contou com apoio integral da Secretaria Municipal da Saúde.

Mais informações:
Secretaria de Saúde do Estado, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)

Telefone: (85) 3101.5123

Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1055


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: