Ibaretama, Sertão Central, tem intensificado a campanha de combate ao mosquito da dengue Aedes Aegypti , mesmo assim, o município entra no mapa da dengue no estado, com 1,2% de infestação predial o município entrou no boletim do Ministério da Saúde como município de alto risco para um possível surto.
Apesar dos esforços, o município mantem um índice alto de risco de surto, para o secretário Geymisom Harrysom os esforços de toda a equipe irá evitar que o município passe por um surto da doença. Escolas municipais e entidades não governamentais também fazem a conscientização da população.
Nessa semana a SESA confirmou dois casos de dengue em Ibaretama, felizmente o município não contabiliza mortes pela doença, o que vem agravando cada vez mais a situação é a falta de rede de água e esgoto na cidade.
O Distrito de Piranjí, localizado pelo menos 30 km da sede do município, vem sofrendo com esse problema de forma mais grave, a reclamação da infestação de mosquitos na localidade é geral, Piranjí deveria contar com uma adutora que abasteceria o distrito, na falta desta a população se obriga a armazenar a água da chuva em recipientes e muitas vezes não toma o devido cuidado.
Segundo o Secretário de Saúde tudo que poder ser feito para evitar mais pessoas contaminadas pelo mosquito será executado, Harryson apela para que a população ajude aos órgãos responsáveis, detectando e informando a secretaria os possíveis locais de focos do mosquito.
Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado – SESA, o município de Quixadá já contabiliza 46 casos confirmados da doença enquanto Quixeramobim teve sete casos confirmados, em Senador Pompeu também no Sertão Central foram nove casos, Banabuiú e Ibaretama dois casos cada.
A orientação da SESA para os médicos e equipes de plantão nos hospitais desses municípios é para que qualquer sinal de quadro febril, principalmente em crianças, seja acompanhado até o terceiro dia para que assim possa ser detectada mais facilmente caso haja uma evolução da doença para o estágio de dengue hemorrágica.
Em Ibaretama até as escolas entraram na conscientização e prevenção, em oiticica no ultimo dia 22, pelo menos 30 alunos treinados pela secretaria de saúde visitaram as casas e quintais do distrito para orientar e detectar possíveis focos do mosquito, a ação contou com apoio integral da Secretaria Municipal da Saúde.
Mais informações:
Secretaria de Saúde do Estado, Av. Almirante Barroso, 600, Praia de Iracema, Fortaleza (CE)
Telefone: (85) 3101.5123
Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1055
Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br
0 Comentários:
Postar um comentário