Compre Agora

quinta-feira, 24 de março de 2011

Urgente: Dengue tipo 4 pode estar circulando no Ceará, alerta Anastácio Queiroz


"Se está circulando em alguns estados do Nordeste, pode estar aqui"
Depois de 28 anos sem nenhum caso, a dengue tipo 4 volta ao Brasil. Os estados de Roraima, Amazonas, Pará, Bahia, Piauí e Rio de Janeiro já tiveram pacientes identificados com a doença. A presença do vírus no Nordeste aumenta as chances do tipo 4 já estar circulando no Ceará.
O diretor do Hospital São José, infectologista Anastácio Queiroz, explica que a possibilidade do "novo" tipo da dengue estar no Estado não é remota. "Se está circulando em alguns estados do Nordeste, pode estar aqui. Se fizéssemos, talvez, mais cultura (exames), teríamos chances de identificar mais facilmente", disse. Os casos são enviados ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Entretanto, há um impasse. Anastácio afirma que o Lacen não pode receber muitas solicitações, deste modo, a quantidade de exames fica limitada. 

Mas especialistas afirmam que o avanço da doença não deve trazer preocupações, já que o tipo 4 não é mais nocivo à saúde do que as outras manifestações da dengue. "Como ele nunca circulou no Ceará, ninguém tem imunidade. Todo mundo que for picado, poderá ter", diz. O epidemiologista da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Roberto Medronha, também tranquiliza: "Ele não é o mais perigoso.
"Em entrevista ao programa Painel da Globo News na manhã desta quinta-feira (24), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que "mais de 80% dos focos do mosquito estão dentro das casas das pessoas. Os planos de contingências foram montados em 16 estados". Padilha diz, ainda, que "esse ano a edidemia foi menor que do ano passado. Teve uma redução de quase 40% do número de casos. O tipo 1 e a volta do tipo 4 reforçam o alerta que nós temos feito em cada estado, em cada município do país."


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...