sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Ibaretama: A esperança não venceu o medo e o administrar é utopia neste sítio.

Política e Ação
Por Getúlio Freitas



Confiar, uma palavra que certamente a cada dia sai do dicionário político. Vocação, outra que nem sei se ainda é usada. Sim, prezado! Não tenha duvidas, a política é uma vocação, ou pelo menos deveria ser tratada como uma pelos inúmeros “gigolôs” que se apossam da política e usam-na como ferramenta para macular a ética e o bom administrar os sonhos do povo. Certamente, como diz Rubem Alves, “o político deve ser aquele que sonha os sonhos do povo”. Parafraseando-o diria mais, o político deve ser aquele que sonha os sonhos do povo. Não do povo da sua família!

Em tempos turbulentos é muito perigoso fazer uma escolha, e diante de más opções, que critérios utilizar?  Na ultima eleição, os Ibaretamenses experimentaram uma sensação de esperança, de mudança, pois estavam saindo de um governo patriarcal, nepotista, apadrinhador, para poucos, sem preocupação na formulação e acompanhamento de políticas publicas, sem conhecimento de ações políticas reativas, preventivas e muito menos corretiva, diante de eventuais problemas que possam chegar a ocorrer.  Mas por pouco, acreditou-se que seria diferente, o grupo político organizado era forte e sabia que ia ganhar, tendo como item principal a favor, o dito por todos, fracasso da administração passada.

Ai acreditou-se que fosse possível ter-se um governo ético, político, público, norteando-se em solidas políticas públicas que contemplassem diversas áreas, e que não fosse se abster de ações que estão levando o município a completa falência, ou ao linear subdesenvolvimento. Lamenta-se, pois quando a raiz é podre todo o resto padece. De que adianta uma equipe gabaritada, sem um líder que a lidere, que oriente, que dê os rumos, que tenha uma visão holística?

Durante a eleição passada, os que estavam a concorrer ao pleito municipal, utilizavam da imagem de uma panela para satirizar a situação em que no momento se encontrava. Ponto para a criatividade que não foi utilizada para olhar com cuidado o “curral” que as devidas e passadas administrações montam durante seus quatro anos, fazendo da prefeitura, uma verdadeira extensão de suas cozinhas.  Igonaram a técnica e o conhecimento que é necessário para tal tarefa, e cometem as maiores atrocidades. 

Nosso sistema político, com a boa intenção de eleger pessoas do povo para governá-los, deixa uma margem para que pessoas despreparadas subam o poder, como quase sempre acontece. Culpa do total do sistema? Não! No final das contas, somos nós que escolhemos quem ocupará os cargos públicos, tendo ciência de que no momento da urna, meu caro leitor, você está dando um cheque em branco assinado por você, dando ao “dito candidato” plenos poderes no território pretendido. Agora me responda uma coisa? Você costuma assinar cheques em branco e sair entregando ai a qualquer um que lhe dê uma saca de cimento, ou um milheiro de telha? Não estaria você mais que pagando ao político que você acha que esta lhe beneficiando? Pense bem! Você esta permitindo que ele ocupe a prefeitura e tome decisões por você, mesmo aquelas que irão lhe prejudicar...! Agora meu caro, analise o quanto desenvolvido o município onde você mora está. Me diga, quais estruturas e opções de lazer os jovens tem? Quais oportunidades de empregos o seu município está dando? Como anda a economia do seu município, o comercio está bem? As pessoas respeitam o transito, a prefeitura esta se preocupando com a vida dos que estão nele? As escolas têm suporte humano aos profissionais da educação e estão sendo valorizados pela sua capacidade permitindo que se desenvolvam e tomem gosto pela sua função? Você veste a camisa do seu município...? Os funcionários ganham um salário justo e de acordo com nível de formação e função? Diga-me também, o que você diria se fosses dar uma palestra sobre seu município, tipo pontos turísticos, meio ambiente, educação e qualidade de vida?

Getulio Freitas
Colunista do Ibaretamanet.com

10 Comentários:

Anônimo disse...

parabéns Getulio pelo seu comentários... mas diante de suas enterrogações já quer as decisões então nas maõs, quer é o voto, então escolhar um politico quer possar fazer um municipio como nosso com muitas dividas quer o atual prefeito recebeu a prefeitura com muitas inadiplencia como fiçou a prefeitura fazer do municipio um paris da vida!vc já quer é muito enteligente dê sua sugestões o quer fazer com o pouco recurso quer a prefeitura recebe diante de todos problemas quer tem,vc achar mesmo quer dentro de um ano é sete meses dá pra realizar um sonho de uma ibaretama feliz?

Anônimo disse...

amigo Getulio sou Ana maria te admiro muito mas fiço mim pergundando lir seu comentário otimo enterrogaçoes,mas você acredita quer tem recurso suficiente pra fazer tudo isso quer vc sonhar dentro de um ano é sete meses de adnimistração? já quer vc achar fácil dê sua opnião enganto eleitor é cidadão do municipio?pois observei vc só creticou! mas hj ñ está mil maravilhar ñ, mas ñ tem nem um prefessor ganhando 160 reais ñ nem uma secretária com 4 meses de atrazo como agente via,nem a policia federal atraz do prefeito ñ nem... então com sua enteligencia dê sua opnião como melhora....

Anônimo disse...

getulio você precisa se atualizar o quanto o prefeito está envestindo em obra no municipio... se atualize depois vc tira suas conclusão, ñ diga quer o municipio ñ está andando... quando se fala da educaçao recebemos os indise no branco teramos,salario em dias,professores nem um ganhar 168 como era pago aprovamos o plano de cargos,2 carros novo nova vida ,pirangi,medico 24horas,um milhão é meio de obras agora foi liberado pra fazer obras,enguando o comercio como podemos compra aqui se com o mesmo valor compro 3 em Quixadá avalei... leia com atenção enguanto o lazer dê sua opinião onde poderia a prefeitura fazer o polo de lazer aqui pros jovem?pois quando acontece um festa vc é o primeiro dá preferencia em Quixadá

Anônimo disse...

Como é que essas pessoas falam da qualidade da educação de Ibaretama se elas não sabem nem escrever corretamente? Como questionam um assunto, se não sabem se quer escrever corretamente. Para aprender a escrever é preciso verificar a gramática e o dicionário da língua portuguesa. E ainda falam que saíram do branco. Tudo bem, sim, tá certo, mas avalia todas as turmas prá ver os resultados. Vejam os outros indicadores, tais como: IDEB, Prova Brasil e Spaece.

Anônimo disse...

Getúlio
Sua coluna está ótima. As ideias são inovadoras. É uma pena que seja entendida como crítica destrutiva por pessoas que não têm conhecimeto.

Luíza disse...

Getúlio eu adorei as suas observações, seus comentários, enfim você escreve muito bem, deveria varrer daí de Ibaretama esses políticos corruptos e se candidatar na próxima eleição. Sabem porque não é prioridade para os Governantes a EDUCAÇÃO? Porque se todos tivessem a oportunidade de conhecimento, certamente as coisas seriam diferentes. Ibaretama em especial, porque essa cidade está cada dia pior,em termos de crescimento urbano, educação,o povo é refém dessa corja de >>>>>>>> gente vamos acordar, já está na hora. Getúlio mais uma vez parabéns!!!!!

Luíza

Luíza disse...

Gente pelo amor de Deus se esse anônimoo que escreve e posta esses comentários, se for político deve voltar para cursar o ensino médio, que tanto erro de português é esse!!!!!! Machado se aqui estivesse ficaria perplexo....
Nossa Senhora!
Lu

Anônimo disse...

jetulio vc esta de parabens por as suas materia estão exlentes, ñ se deixe abater por essa pessoa q se diz se chamar ana maria,ela fala que suas cristicas são destrutivas, e as palavras dela mentirosas, conheço professor q ganha muito menos q um salario minimo eu poderia citar nomes e tem nivel superior,mais ñ vem ao caso,quero perguntar a ela qual foi prefeito em ibaretama, que em 1 ano e 8 meses de administração,foi notificado pelo ministerio pulblico vou falr so de 1 imte.(TEM Q PAGAR SALARIO MINIMO AOS SERVIDORES) isso quer dizer q tem servidor ganhando talvez ate 160,o resto se ela quizer tem que ver no ibaretamanet. esta ai pra tds verem e tem mais imtem, ta bom ñ e ana maria so se for pra vc. um abraço amigo jetulio. eu poderia falar muito mais das coisas erradas de iberetama mais o tempo vai mostrar como ja esta mostrando
ana se atualiza....

Anônimo disse...

jetulio vc esta de parabens por as suas materia estão exlentes, ñ se deixe abater por essa pessoa q se diz se chamar ana maria,ela fala que suas cristicas são destrutivas, e as palavras dela mentirosas, conheço professor q ganha muito menos q um salario minimo eu poderia citar nomes e tem nivel superior,mais ñ vem ao caso,quero perguntar a ela qual foi prefeito em ibaretama, que em 1 ano e 8 meses de administração,foi notificado pelo ministerio pulblico vou falr so de 1 imte.(TEM Q PAGAR SALARIO MINIMO AOS SERVIDORES) isso quer dizer q tem servidor ganhando talvez ate 160,o resto se ela quizer tem que ver no ibaretamanet. esta ai pra tds verem e tem mais imtem, ta bom ñ e ana maria so se for pra vc. um abraço amigo jetulio. eu poderia falar muito mais das coisas erradas de iberetama mais o tempo vai mostrar como ja esta mostrando
ana se atualiza....

mel disse...

Bom, as postagens do nosso amigos Getúlio realmente estão de parabéns,mas é uma pena q isso não possa de fato tocar a população, pois:
1°: como bem disse, a população é iguinorante, desculpe falah, mais isso só atingirá realmente a um minoria, q foram os poucos q se destacaram, apesar das dificuldade de ensino.
2°: As pessoas estão acustumadas com a corrupção, e se tornam corruptos tbm, pois como diz a frase " as pessoas tem o governo q merecem"
o povo de Ibaretama gosta dessa sujeira de governo e as apoiam.

As pessoas devem sim se mobilizar diante de tudo q está acontecendo, protestar, correr atraz dos seus direitos, mais é uma pena pois os poucos q correm não podem mudar sozinhos uma cidade inteira.