sábado, 11 de setembro de 2010

Falta de água em Ibaretama prejudica população

Ibaretama, Sertão Central do estado, localizado a 134 km da capital Fortaleza, vive um caos em matéria de abastecimento de água, o município tem um grande extensão territorial e conta com uma população de 13.206 hab. (IBGE 2007). A sede do município não tem saneamento básico e a rede abastecimento de água começou a ser implantada mais não se sabe ao certo a previsão de conclusão das obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado.

O município possui na sede um sistema artesanal de abastecimento de água, mais há praticamente um mês que a população vem sofrendo com a desorganização da Prefeitura e dos responsáveis por este tipo de abastecimento.

Nossa equipe andou nas ruas da cidade e fez um levantamento para saber ao certo quais os efeitos dessa falta de água, donas de casa indignadas e idosos tendo que tirar do seu aposento que já não garante o sustento devido a grande quantidade de pessoas que estão a depender desta mesma renda para comprar água. “se não comprar a gente fica sem tomar banho e cozinhar” disse um aposentado que não quis gravar entrevista para a Revista Central alegando ter familiares trabalhando para a prefeitura em regime de contrato.

Na Rua Francisco Gustavo de Queiroz o sofrimento dos moradores é sentido pelas donas de casa. “tenho que esperar sair água uma vez por semana e agora não sai com força que dê para ir na caixa temos que aparar nos reservatórios” disse uma dona de casa que não quis ter seu nome vinculado.

“se não fosse a carroça e um cavalo que temos a situação era bem pior” afirma Dona Antonieta conhecida como Ieda que mora no final da Av. João de Almeida. Nossa equipe percebeu o medo das pessoas de falarem com nossa reportagem o que nos pareceu bastante estranho, somos recebido bem, mas, ninguém quer se identificar.

Há um mês a situação de falta d’água vem se agravando na sede do município, segundo populares a explicação da Prefeitura é vaga e não deixa claro o que está ocorrendo de fato para não ter um abastecimento de água que supra a necessidade da população. Na Rua Armando Queiroz a falta de água não existe. A caixa de abastecimento fica nas proximidades da rua e toda água que sai para o restante das ruas passam pela tubulação da Ver. Armando Queiroz, para esses moradores água por enquanto não é problema, inclusive para a casa do Prefeito Edson Morais que fica praticamente 20 metros da Caixa de Abastecimento da cidade.

A falta de planejamento e de um calendário fixado pela prefeitura também tira o sono de muitos moradores, a água chega às vezes na madrugada, a população tem que adivinhar quando sai água e que horas ela vai ser liberada se perder a saída da água fica a semana sem água o que é no mínimo absurdo para uma cidade do porte de Ibaretama.

Por telefone o Chefe de gabinete disse não ter muitas informações sobre o problema que está ocorrendo, segundo Humberto Junior, o problema está na ligação do açude que abastece a cidade, o Carnaubinha, e a Caixa de abastecimento, com um tempo os canos corroeram e existe muitos vazamentos, Humberto informou que está sendo tomada as providências junto aos órgãos competentes para sanar esta crise. “enquanto a CAGECE não termina a rede da adutora nós vamos sanar esse problema com a nossa rede artesanal que já existe, já estamos providenciando a solução” concluiu o Chefe de Gabinete que nos atendeu em seu celular particular.

Informações:
Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 34391055

Karpegeanne Vieira
Revista Central de Quixadá

1 Comentários:

Anônimo disse...

Adoro ler suas noticias mas fiço triste quando o mesmo ñ divulga as conquista é a luta quer o atual prefeito tem tido pelo municipio... já quer já dois elefante incomoda muito mas participe se atualize... garanto quer um é bom dois é demais...ñ baste destruir o quer sobra é necessário construir o quer falta[Reflita]