terça-feira, 7 de setembro de 2010

Ibaretama: Desfile Cívico marca os 188 anos de Independência do Brasil





O município de Ibaretama comemorou ontem, 06 de setembro, os 188 anos de Independência do Brasil. Escolas do município e entidades particulares fizeram suas apresentações na manhã desta segunda-feira na Avenida João de Almeida principal rua da cidade.

O evento programado para iniciar as 7h30 iniciou com atraso de 1h30 e teve seu termino por volta das 11h20, o primeiro pelotão a desfilar foram os jovens do Pró-Cidadania que atualmente atuam na proteção dos espaços públicos e na prevenção de possíveis acontecimentos inconvenientes a segurança da população.

Escolas municipais, a Escola Estadual (única em Ibaretama) Cônego Luiz Braga Rocha, secretarias municipais, Pró-Cidadania de Ibaretama e do município de Choró mostraram que é possível um país mais justo e democrático. Destaque para a Escola Estevam de Sousa Freire de Pedra e Cal que trouxe na cadeira de rodas uma criança com deficiência levando a maquete de uma urna eletrônica demonstrando o trabalho que está sendo realizado pela Justiça Eleitoral pela inclusão e acesso dos portadores de deficiência nesta eleição nacional, a escola também mostrou a importância da apresentação dos documentos oficiais na hora de votar.

A Creche São José é mantida pela Congregação Humildes Servas do Senhor com sede na Itália, a Congregação mantém a creche há 20 anos, prestando educação infantil para crianças carentes de Ibaretama, a creche trouxe em seu desfile crianças fantasiadas representando várias profissões, passeou pelo folclore brasileiro e ainda fez um apelo pela liberdade de expressão e religiosa, ao final a Creche finalizou com uma frase de Gandhi alertando que a intolerância é uma violência e pode atrapalhar o processo democrático.

Durante os desfiles das escolas, temas como “Ficha Limpa”, “água”, “valorização da educação” foram muito usados. A Escola Estadual Cônego Luiz Braga Rocha fez mais uma vez a exemplo de outros anos fez um desfile técnico e glamoroso, trouxe a cavalo D. Pedro I e mostrou todos os presidentes que fizeram história em nosso país.

A Escola Dionísio de Oliveira única Escola particular de Ibaretama trouxe seus alunos muito bem vestidos, a organização estava impecável e o respeito à pátria garantido com personagens como D. Pedro e Carlota Joaquina que estava com sua dama de companhia em uma charrete, a escola destacou muito a questão da democracia.

Para conduzir todo o desfile a responsabilidade ficou por conta da banda de Musica de Ibaretama e das bandas Cesar Cals e Escola Profissional de Quixadá. Ao contrário do ano passado que teve ampla participação da população, o evento não contou com grande numero de populares, um pequeno numero de populares acompanhou nos vários pontos da Avenida sem grande concentração. Em seu discurso o Prefeito de Ibaretama Edson Moraes destacou que não pode governar Ibaretama sozinho e precisa da população e aproveitou para orientar a população sobre o voto, dizendo que os mesmos estão livres para fazer seu exame e seu julgamento conforme desejar. “vocês estão livres, Ibaretama está independente para vocês fazerem aquilo que acharem que é certo” disse o prefeito que também reconheceu a responsabilidade de administrar o município de Ibaretama.

Mais informações:
Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 34391055

Karpegeanne Vieira
Revista Central de Quixadá

0 Comentários: