quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cidadão ao tirar documento de identidade recebe com 10 dias em Quixeramobim, já em Ibaretama somente com o Caminhão Cidadão do Governo do Estado

Buscar o reconhecimento da cidadania é uma verdadeira peregrinação
Enquanto em quase todas as cidades da região do Sertão Central os cidadãos fazem vigílias para ter acesso ao documento de maior importância no dia a dia para o reconhecimento da cidadania, na cidade de Quixeramobim a emissão é confeccionada em menos de 10 dias.  Diariamente 40 fichas são ofertadas, sendo subdivididas em dois turnos.
Enquanto que na cidade de Quixadá a situação é caótica, para se ter uma idéia, não há prazo para entregar o documento aos solicitantes, segundo a responsável pelo setor no município, há uma fila de espera de mais de seis meses e um total de quase 700 pessoas esperando a tão sonhada Carteira de Identidade.
Nas cidades de Choró, Ibaretama, Banabuiu, Ibicutinga, as pessoas só tem o obtém o direito quando o governo estadual encaminha um escritório móvel, o chamado Caminhão do Cidadão, ou peregrinar rumos as cidades, mas próximas como Quixeramobim ou Fortaleza. Em Itapiúna a situação é parecida como de Quixadá, tirar é fácil o difícil é receber.
Muitos eleitores que deveriam votar pela primeira vez podem ficar sem exercer o direito constitucional devido à falta de um documento original com fotos para a lisura na votação. Segundo a direção do Núcleo de Expedição de Carteira de Identidade em Quixeramobim, a unidade tem atendido pessoas de todas as cidades vizinhas
Jackson Perigoso
Com adaptações da Revista Central de Quixadá

0 Comentários: