domingo, 12 de setembro de 2010

Revista Central e Ibaretamanet abriram novos horizontes com a informação séria e imparcial.

Há mais ou menos um ano, surgia em Ibaretama o Ibaretamanet, um blog com o objetivo de divulgar noticias de Ibaretama, promover a difusão das idéias e levar a luz de uma imprensa independente e livre de ideologias pesadas, maculadas ou mal intencionadas, cumprindo assim a missão libertadora da informação.
Mas nem tudo são flores, objetivos muitas vezes são mal compreendidos, desvirtuados ou interpretados ao bel prazer, um risco para quem escreve, pois o que escrevemos nem sempre é lido com o sentido que foi escrito, adquire outra configuração. Nesta caminhada, já fomos mal compreendidos, já perturbamos o equilíbrio de muitos e até compramos brigas apenas com a intenção de promover a democratização da informação.
“Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam, incomodam muito mais..” (risos), acreditem prezados, passamos a cantar essa música, pois passamos a manter contato com a Revista Central de Quixadá, e passamos a ser correspondentes, integrando assim uma rede de blogues no Sertão Central, sem perceber formamos um grupo de pressão, com único compromisso de informar, e como tal com poder de fazer com que as reivindicações do povo, antes ignoradas pelo poder publico, chegasse a agenda política sem maiores percalços, e mais uma vez incomodamos. Como grupos de pressão, não temos o interesse de perseguir ou prejudicar, mas a informação tem vida e poder, e nem todos sabem lidar com ela, constroem seus próprios calvários com suas próprias palavras.
Assim choveu num território antes não explorado pela imprensa capitalista, a serviço do poder ideológico opressor que seleciona aquilo que não fere os olhos do poder dominante. Fizemos história em cobrir inúmeros eventos rotulados não importantes por outrem. Demos voz ao povo, mostramos a realidade e abrimos espaço para o amplo debate e formação de uma sociedade mais justa e livre da política suja.
Hoje qualquer coisa que aconteça que não agrade a população, chega ao Ibaretamanet, pois é a primeira ferramenta a qual querem recorrer. Somos ferramentas e meio para denuncia e instrumento de correção. Se fossemos bem entendidos teríamos boas parcerias, mas não podemos culpar os que nos mal compreendem por sua ignorância, afinal não se impõe nada a ninguém.
Igualmente a Revista Central tem se destacado, a parceria tem movimentado e muito o cenário político e até social de nosso município. Assuntos que antes passavam por despercebido agora recebem atenção direta dos colunistas e colaboradores desta parceria que tem crescido e se destacado em Ibaretama e por que não dizer no Sertão Central.
Somente este ano conseguimos colocar vários assuntos de Ibaretama em destaque na mídia estadual é o caso do “Crime Virtual” no hospital municipal. Sem ter noção do alcance desta mídia a própria equipe do hospital entregou nas mãos da equipe do Ibaretamanet o relatório falsificado, fato, O CREMEC viu a matéria e resolveu agir alegando não ter feito tal documento. E ainda Perseguição de carros de lotação e motoqueiros por parte da Polícia Rodoviária, bem como matérias especiais a exemplo do Caso MST (Assentamento Lenin Paz II) fizeram por merecer a credibilidade da população de Ibaretama.
A Revista Central e o Ibaretamanet hoje são respeitados e acessados em todo país com esse jeito de informar que somente nós conseguimos fazer, rápida, objetiva, imparcial e acima de tudo com o toque de quem está por dentro do assunto, afinal, cada um de nós leva para a Revista Central matérias que conhecemos a fundo por estarmos vendo de dentro cada passo do que acontece.
Tudo que aconteceu neste ano de história, trouxemos em primeira mão, com imparcialidade, profissionalismo e respeito ao nosso povo. Respeitamos a cultura, conhecemos nossa gente, nossos administradores e nossos problemas, por isso estamos crescendo a cada dia e a tendência é crescermos muito mais. Já sofremos de tudo, ameaças de morte, espancamento, processos e até pressão involuntária do poder constituído, mais fica a certeza que não baixaremos a guarda e continuaremos a fazer uma mídia imparcial e sem amarras, defendendo o povo e levando a informação como ela é para o enaltecimento e fortalecimento da democracia e de nossa gente.
Getulio Freitas
Colunista e Colaborador
Karpegeanne Vieira
Editor do Ibaretamanet e Correspondente da Revista Central de Quixadá

0 Comentários: