quarta-feira, 30 de março de 2011

Quixadaenses demonstram amor à arte na III Semana do Teatro


Por Alan Queiroz
Durante sete dias de atividades a população pôde conferir um verdadeiro espetáculo de dedicação e amor à arte em suas diversas formas e manifestações.
A III Semana de Teatro é um evento idealizado pela Prefeitura de Quixadá, por meio da Fundação Cultural, e aconteceu de 21 a 27 de março, nos bairros Campo Velho, Campo Novo e Centro Cultural Rachel de Queiroz. A programação contemplou ainda um intercâmbio cultural com o município de Ibaretama. 
Na noite do último domingo, 27, um cortejo cultural reuniu atores, dançarinos, capoeiristas e a população. Atrás do trio elétrico e ao som de músicas regionais executadas pela Banda de Música, os participantes proporcionaram um show de cores e alegria para os quixadaenses e moradores das ruas do Centro da Cidade. Em uma parada na Praça José de Barros os grupos de Hip Hop, Star Dance e Free World subiram no coreto e mostraram que a dança de rua também faz parte do cenário cultural da Terra dos Monólitos. 

O encerramento aconteceu na sede da Fundação Cultural, no local todos se confraternizaram com apresentações individuais de cada grupo participante. A companhia de Teatro Cotinha da cidade de Banabuiú foi à principal atração, os atores Humberlan Oliveira e Simão Cavalcante encenaram o espetáculo Flores Crueis, a comédia que arrancou boas gargalhadas do público apresentou o cotidiano de duas irmãs que se odeiam, mas que se veem obrigadas a conviverem, devido à necessidade de ambas, uma é deficiente física a outra deficiente econômica.
O prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, que no momento estava em cumprimento de uma agenda na Capital do Estado, infelizmente não pôde comparecer, mas determinou que a chefe de Gabinete, Sandra Venâncio, lhe representasse.
Sandra que já foi presidente da Fundação Cultural lembrou que a Semana do Teatro de Quixadá foi uma conquista da atual gestão municipal. “Já existiam ações de valorização do Teatro, mas não tínhamos a Semana do Teatro, e a partir do momento que eu assumi a Fundação, seguimos a orientação do prefeito e criamos esse evento. Hoje vejo com muita alegria que essa semana está sendo mais potencializada, com ampliação das ações culturais através da arte do teatro, que envolve as pessoas de todas as idades, assistindo aos espetáculos, promovendo a importantíssima formação de público, onde as pessoas têm a oportunidade de conhecer e vivenciar a arte, como também virem ao Centro Cultural Rachel de Queiroz, que é a casa da Cultura”, ressaltou.
Já a coordenadora do Curso de Teatro da Fundação Cultural, Ires Freitas, enalteceu a participação da população e dos artistas nos sete dias de evento. “Foi uma semana muito corrida e cansativa, mas com uma compensação imensa, com muitas apresentações culturais, e uma infinidade de estilos, onde se confirma que o município de Quixadá é realmente um celeiro de artistas. Hoje estamos encerrando com o sentimento de missão cumprida e feliz porque a cada ano aumenta mais e mais a participação dos grupos e da comunidade”, disse.

Na avaliação do artista, Vernildo Silva, a Semana do Teatro é um momento de engrandecer o potencial artístico das comunidades e alavancar projetos e propostas que estão a serem desenvolvidas no município. “É sempre um sonho do artista participar de grandes projetos, e o evento Semana do Teatro busca sempre algo mais, e quando o artista desenvolve uma atividade e usa o potencial dele, naturalmente vem nos desafios, novas idéias e a tendência é aproveitar as oportunidades oferecidas e usá-las para crescer sempre mais”, contou o jovem artista, que na ocasião participava do evento com o seu Grupo de Dança, Juventude, Arte, Superação e Talento (JAST).
Contente com o sucesso dos primeiros eventos promovidos pela Fundação Cultural no ano de 2011, o presidente da instituição, Henrique Rabelo, revelou que a iniciativa foi além das expectativas e conseguiu unir várias manifestações artísticas, revelando e incentivando o surgimento de novos talentos. “O espaço da Fundação Cultural está aberto para apresentações teatrais, onde idealizamos anualmente o Festival de Esquetes Teatrais, como também a realização de oficinas, cursos de música, teatro e técnicas vocais, entre outros”. Rabelo destacou algumas novidades para os próximos meses, como a realização de eventos voltados para a cultura popular, e um festival literário. 
A programação também contou com a exposição fotográfica “O Sertão visto pelos olhos do Urubu".
Mais Informações
Prefeitura Municipal de Quixadá
Fone: (88) 3412-3864
www.quixada.ce.gov.br
Alan QueirozAssessor de Comunicação
Edgardo Moraes 
fotos
Fábio Oliveira
Edição


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: