Compre Agora

quarta-feira, 30 de março de 2011

Brasil se despede hoje de José Alencar

Está prevista para as 9h15 a chegada do corpo de ex-vice na base aérea de Brasília, onde será homenageado com honras militares

O Brasil se despede nesta quarta-feira do ex-vice-presidente da República José Alencar. Ele morreu ontem, em São Paulo, após uma série de batalhas contra um câncer identificado na década de 90. Em Brasília, Alencar será homenageado com honras de chefe de Estado, como ocorreu com o ex-presidente eleito Tancredo Neves em 1985.


Eleito em novembro de 2002 na chapa encabeçada por Luiz Inácio Lula da Silva, Alencar ocupou a Presidência da República em exercício em diversas oportunidades. A soma dos períodos resulta em 436 dias -- ou seja, ele esteve no comando do País por mais de um ano. É por esse motivo que foi decretado luto oficial por sete dias.

Está prevista para as 9h15 a chegada do corpo de José Alencar na base aérea de Brasília. Ainda no local, ele será homenageado com honras militares. Deverão estar presentes o presidente da República em exercício, Michel Temer, e os presidentes José Sarney (Senado), Marco Maia (Câmara dos Deputados) e Cezar Peluso (Supremo Tribunal Federal).
Em seguida, haverá um cortejo fúnebre pelo eixo central de Brasília, a principal avenida da capital federal. Em carro aberto, o corpo de Alencar será levado até o Palácio do Planalto. Carregado pelos Dragões da Independência, o caixão subirá a rampa do prédio repetindo o caminho que Alencar fez ao lado de Lula em 1º de janeiro de 2003.
Para as 10h30, está previsto o início do velório que permanecerá aberto para visitação pública durante todo dia A presidenta Dilma Rousseff e Lula devem chegar no começo da noite desta quarta-feira. Os dois estão regressando de Coimbra (Portugal), onde Lula recebeu o título de “doutor honoris causa” da universidade.
O Palácio do Planalto informou que a visitação pública no velório será encerrada às 23 horas. No entanto, o corpo de Alencar só deve deixar Brasília no dia seguinte, por volta das 7 horas, com destino a Minas Gerais. Apesar de ter nascido em Muriaé (interior do Estado), Alencar será enterrado em Belo Horizonte.
Choro e emoção
Lula e Dilma falaram ontem sobre a morte de Alencar. Ambos estavam muito emocionados. O ex-presidente chorou. "Nós tínhamos um relação de irmãos, de pai e filho", disse Lula. "Não sabíamos que o nosso querido José Alencar já tinha morrido. Nós estamos em um momento de muito sentimento”, afirmou Dilma.
O vice-presidente Michel Temer disse ter conversado pelo telefone com o filho mais velho de Alencar, Josué Gomes da Silva, que estava bastante emocionado. "Embora enfrentando uma tragédia, uma quase tragédia, soube manter uma harmonia interna e revelar uma tranquilidade excepcional perante todos brasileiros", afirmou Temer.
(Portal IG)
Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...