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sábado, 5 de março de 2011

Dicas de nutrição para os quatro dias de folia


Caso sinta necessidade, pode repor energia colocando nos sucos guaraná, chá verde, maltodextrina ou mel.
Dra. Rosangela Andrade, nutricionista do Banco de Alimentos de Quixadá, atenta aos problemas que a má alimentação pode causar na maior festa popular do mundo, dar algumas dicas importantes para você curtir todos os momentos sem excessos.
Quatro dias de muita folia, de extravasar os problemas, de comer mal e beber muito. Mas atenção vá com calma e moderação, vai ser melhor para você. Para tanto, conte com uma alimentação saudável, colorida e balanceada antes e após a grande festa. E no feriadão de carnaval devemos cuidar para não adoecer e terminar a folia antes do tempo ou no hospital.

Cuidado com a alimentação.
A ciência considera os alimentos antioxidantes como a “Fonte da Juventude”, pois eles protegem o nosso organismo contra o ataque dos “Radicais Livres”, aqueles que em parceria com a vida agitada, estresse e adrenalina causam estragos a nossa saúde e antecipam o envelhecimento.
Onde podemos encontrar a “Fonte da Juventude”?
Nas frutas, verduras, legumes e nos cereais integrais. É neles onde encontramos os nutrientes indispensáveis à vida: vitaminas A, B, C, D, E, K, ácido fólico, inositol, colina e os minerais: sódio, zinco, magnésio, ferro, cálcio, potássio, selênio, iodo, cobre, enxofre e fósforo.
Segredos para viver bem, mais e sempre jovem antes e após o carnaval.
Alimentação saudável:
Ela deve ser colorida, leve, evitando carnes gordas, salgadinhos fritos, doces concentrados, pois são muito calóricos e dificultam a digestão. Como de costume o ideal é fazer seis refeições ao dia, evite ficar mais de quatro horas sem se alimentar.
Vitaminas, sais minerais e fibras:
Opte por sucos coloridos e variados, verduras e legumes, pois são ricos em vitaminas e sais minerais, nutrientes que vão combater os radicais livres, repor os líquidos perdidos com o suor.
O grupo das frutas também é importante fonte de fibras que vão dar a sensação de barriga cheia, controlar a entrada dos açucares no sangue, absorver o mau colesterol, melhorar o trânsito intestinal evitando constipação.
Não esqueça da água de coco geladinha, principalmente entre as bebidas, pois evitará a ressaca.
Em caso de sucos misture as frutas de cores diferentes: melancia com laranja, goiaba com laranja, limão com maracujá, cajá com goiaba, manga com acerola, acerola com laranja. Pode acrescentar um pouquinho de gengibre ou hortelã para melhorar a digestão. Qualquer suco que seja necessário utilizar água opte pela água de coco o mais verdinho possível.
Quanto mais água melhor.
Beba dois litros de líquidos por dia, mas no carnaval pode ser mais. Sempre que possível geladinha, pois ajuda a emagrecer. Ela também ajudará a diluir o álcool que você bebeu e a eliminar as toxinas produzidas pelos excessos cometidos. Você terá mais disposição e se sentirá leve para os quatro dias de folia e nos dias seguintes.
Não esqueça as proteínas e a gordura:
Prefira as carnes magras, frango sem pele, peixe cozidos ou grelhados, soja, feijão sem temperos gordurosos, use couve ou espinafre. Utilize azeite de oliva, óleo de milho, girassol, canola ou soja de forma moderada nas preparações.
Os carboidratos:
Acumulam energia para serem gastas na folia: arroz, macarrão, pão, bolacha ou fatias, (prefira os integrais), purês variados e pães integrais.
Alimentação saudável e carnaval
Café da manhã:
Sanduíche natural (pão integral + queijo magro ou peito de frango grelhado ou presunto light com sucos coloridos, pode colocar uma colher de mel ou geléia de mocotó ou açúcar).
Ou vitamina de três frutas de cores diferentes com leite ou iogurte desnatado com bolacha ou fatia integral e margarina ou requeijão light
Ou iogurte com frutas picadas e cereais integrais.
Lanches da manhã e tarde:
Frutas naturais e coloridas ou sucos coloridos e variados com bolacha ou fatia integral + requeijão/margarina light ou salada de frutas com leite em pó + cereais integrais ou barrinhas de cereais.
Almoço.
Salada crua com frutas picadinhas temperada com limão e azeite de oliva ou iogurte.
Arroz integral e/ou macarrão e/ou purê de batatas.
Carnes magras, frango sem pele, peixe cozidos ou grelhados.
Feijão com couve ou espinafre (só no almoço).
Sobremesa: fruta natural, sucos coloridos e variados após 30 minutos.
Janta.
Pode repetir o almoço sem feijão e em menor quantidade ou
Sopas leves com legumes, frango ou peixe.
Sanduíche natural com suco de frutas.
Vitamina de frutas com leite ou iogurte (mel opcional) + aveia integral.
Caso sinta necessidade, pode repor energia colocando nos sucos guaraná, chá verde, maltodextrina ou mel. Evite bebida alcoólica em jejum, pois pode causar náuseas, vômitos e dores de cabeça. Se não conseguir seguir uma alimentação saudável durante o carnaval, procure um nutricionista para repor as energias perdidas.
(Revista Central)

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