quinta-feira, 17 de março de 2011

Caos na telefonia fixa e móvel de Ibaretama deixa milhares de pessoas incomunicáveis

Nem fixo, nem móvel: Durante todo o dia de ontem a cidade ficou sem comunicação.

Fazer uma simples ligação é o maior desafio em Ibaretama, Sertão Central cearense, a telefonia fixa é uma verdadeira piada, a prestadora de serviços Oi – Telemar Norte - Nordeste não resolve e não explica o porquê das sucessivas quedas em ligações interurbanas para telefone fixo.

Há pelo menos 50 dias quem tenta usar os serviços da prestadora já atende ao telefone alertando a quem está ligando de que a ligação pode ser interrompida a qualquer momento, ligações locais, por exemplo, não funcionam dentro do perímetro de Ibaretama, ligações originadas da sede da cidade para o distrito de Nova Vida não é completado, o sinal de ocupado é a resposta que o cliente da telefonia fixa escuta, o problema há mais de um ano existe e a prestadora não resolve.


Nosso colaborador Getúlio Freitas tentou registrar reclamação junto à empresa Telemar mais devido a problemas com a própria rede telefônica não foi possível, o mesmo decidiu registrar uma reclamação na Anatel e vejam o que descreve nosso colaborador.

“Até ai tudo bem, prazo de 5 dias uteis para retorno da empresa e etc. Dias depois liga um atendente se dizendo que era da Oi e que era responsável pela minha região e perguntando o motivo da abertura da reclamação e pasmem amigos, pergunta o por que não liguei para a Oi em vez de ter ligado para Anatel. Confesso que me segurei para não rir, serio mesmo! Mas educadamente expliquei para ele. Não convencido o mesmo foi elevando o tom de voz de acordo com a conversa e tentando me convencer que eu não poderia ter aberto o chamado, pois o telefone é corporativo e eu não sou o responsável pelo mesmo, e sim minha empresa e que eu deveria ter entrado em contato com eles para que minha empresa tivesse efetuado a abertura do chamado. Mais uma vez a vontade de rir veio novamente e pergunto ao mesmo primeiro, seu nome, e sua matricula (que o mesmo se recusou veementemente a fornecer) disse apenas seu nome. E perguntei ao mesmo se ele estava ligando para reclamar de uma reclamação que foi aberta? Não entendi esse procedimento! Eu iria desligar, pois como saberia se era da Oi mesmo, o mesmo não me deu matricula. Poderia ser qualquer um dizendo que era da Oi! E a pergunta que o mesmo não conseguiu me responder, como eu ligo para o responsável ou para vocês se o único meio de entrar em contato com vocês não prestava?”

Durante aproximadamente duas semanas nossa equipe acompanhou reclamações de vários usuários do sistema de telefonia fixa, a Telemar prometeu mais até o fechamento dessa matéria o problema ainda continuava, durante todo o dia desta quarta-feira 16, o problema se agravou, desta vez foi à operadora de telefonia móvel que deixou seus clientes sem nenhuma comunicação, internet? nem pesar, ficou fora durante toda a tarde.

O mais absurdo é que as empresas tratam com verdadeiro descaso o cliente, o sistema de telefonia fixa de Ibaretama parece ser arcaico e ultrapassado, em Ibaretama serviços como Velox e planos de minutos que é disponibilizado no país inteiro não é disponibilizado em sua totalidade devido à estrutura, usuários têm que pagar um serviço de assinatura caro e sem nenhuma garantia de que funcionará quando preciso.

Outro abandono que verificamos na cidade é com telefones públicos, dificilmente existe algum que ainda funcione, a empresa não faz manutenção, vandalismo com este tipo de aparelho não acontece em Ibaretama, o que existe é um descaso com a manutenção por parte da própria empresa responsável.

A operadora Claro responsável pela telefonia móvel na cidade, também tem deixado seus usuários incomunicáveis, neste mês é a terceira vez que a claro deixa os clientes sem comunicação, até agora a empresa não se manifestou sobre os problemas, já a Telemar parece ignorar as reclamações dos próprios clientes.


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