sexta-feira, 18 de março de 2011

EAD, um novo paradigma do ensino

Por Getulio Freitas

Se você já pensou ou pensa em fazer um curso neste ambiente, não tema em fazê-lo.

Nesta ultima década muito tem crescido a modalidade de ensino a distancia (EAD), que utiliza ferramentas (internet, e-mail e etc), para que professor e aluno mantenham em contato independente de onde estejam. Sob este aspecto já superamos a barreira espaço, para transmissão de conhecimento. Aqueles que não têm tempo, nem recursos financeiros para estarem indo todos os dias para uma universidade, podem encontrar nesta modalidade a solução dos problemas e a chance de alcançar o nível superior ou atualização em algum outro curso ou área que se interesse.
Muitas críticas ainda são nutridas em torno desta modalidade, a velha pergunta quando falamos em EAD é a seguinte: “é tipo por correspondência?”, ou “e presta, aprende alguma coisa?”. Estas perguntas não advêm de uma profunda reflexão a despeito do que seja e como se dá o processo de aprendizagem. Enquanto o aluno presencial está todo dia com o professor do lado, o que não é nenhuma garantia de aprendizado, o aluno EAD, precisa de características que são dificilmente encontradas em alunos de turmas presenciais. E a característica que evocamos aqui, chama-se autonomia, que nos leva à pró-atividade, características que farão de qualquer profissional um potencial sucesso.
Compilando dados do Ministério da Educação e INEP, percebemos que o aprendizado dos alunos EAD, são tão satisfatórios quanto dos presenciais e chegam até superá-los em alguns momentos. Dado que assegura e quebra de vez do paradigma de que estar todo dia dentro de uma sala de aula não é garantia de pleno aprendizado. E não se enganem pensando que os métodos de avaliação são diferenciados, eles são tão presentes e úteis quanto no presencial.
A dinamicidade dos cursos desta modalidade acompanhará as tecnologias e o que ditará o seu nível de utilização, serão as próprias mídias utilizadas. Teleconferências, chamadas de vídeo, chat, fóruns, constituem aqui verdadeiros campos de debates e trocas de informações que serão aqui enriquecidas pelas variações culturais. Um determinado conteúdo a nível de EAD, pode ser alimentado por experiências de inúmeros locais onde a mídia alcance. E quando se fala de comunicação hoje, as proporções e o alcance é ilimitado.
Portanto, se você já pensou ou pensa em fazer um curso neste ambiente, não tema em fazê-lo. Mas atente para a universidade, o método, se tem aula presencial, os métodos de avaliação e dentre outra serie de quesitos que influem em muito no produto final. Bom aprendizado!
Getulio Freitas
Estudante de Administração pela Universidade Federal do Ceará – UFC
Ambientalista, membro atuante da Associação Serrazul de Ibaretama
Colunista do portal Revista Central
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a da Revista Central

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: