quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Programa Hora de Plantar distribui 20.400 mudas de Cajueiro-Anão Precoce em Ocara

Dr. Leonildo compareceu ao evento

Na manhã desta terça-feira,22, mais de 60 agricultores familiares do município de Ocara foram beneficiados com a distribuição das mudas de Cajueiro-Anão Precoce. Ao todo foram distribuídos Vinte mil e quatrocentos mudas, através da Ematerce, como parte do Programa Hora de Plantar 2011,da Secretaria do Desenvolvimento Agrário-SDA, em parceria com a Prefeitura de Ocara,via Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente.


Presente na solenidade de entrega, o prefeito Dr. Leonildo Peixoto Farias falou da importância dessa iniciativa para a valorização da agricultura local. “A distribuição objetiva o aumento da produção de caju e, consequentemente,a geração de renda para as famílias rurais com a expansão do plantio”,disse.

O secretário da Agricultura, Josafá Martins, explicou que as boas previsões de uma quadra invernosa aliado a alta produtividade e a baixa estatura que favorece à colheita do pedúnculo do caju, contribui para aceitação e expansão do cajueiro precoce no município,além de melhor aceitação no mercado.

“Sempre tive vontade de colocar cajueiros na minha terra, mas nunca tive condições para adquirir as mudas. Agora com a possibilidade de comprar as mudas pagando uma pequena quantia ao final de quarto anos, estou levando para casa 100 mudas para plantar em uma hectare de terra”, afirmou o agricultor Antonio Augusto Lima,53 anos. 

Somente em Ocara, desde o ano 2006, já foi viabilizado através da atual administração “Gestão Ocara Nova” junto ao Governo do Estado, mais de Cento e oitenta e dois mil e seiscentas mudas para os agricultores familiares, beneficiando assim, todo o município. As mudas entregues, são dos tipos Faga 11, clones CCP 76  e CCP 09, que apresentam maior aceitação e produtividade em relação ao cajueiro comum.
Conforme o gerente Regional da Ematerce no maciço de Baturité, o engenheiro  agrônomo Francisco Olegário Guedes Rocha,os avanços significativos no Setor Primário no município de Ocara só foi possível graças ao compromisso e empenho do prefeito Dr. Leonildo. “Ao contrário dos demais municípios, os agricultores de Ocara são privilegiados  em poder contar com um gestor público que sai do seu gabinete e vem marcar presença em um evento desse porte em meio a uma plantação de cajueiro”.Outro ponto ressaltado pelo gerente, foi a disponibilidade dos agentes Rurais pela Prefeitura deste município. “Com base na atual política vigente, a cada agente Rural do governo estadual, a prefeitura é obrigada a contratar um. Aqui presenciamos o contrário, temos três agentes admitidos através de concurso público e apenas um do governo do Estado”, concluiu o gerente.

Mais informação: Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente (85)3322-1401
Fonte:  João Paulo
Assessoria de Comunicação
Site:www.ocara.ce.gov.br 

0 Comentários: