domingo, 13 de fevereiro de 2011

Ibicuitinga participa do Prêmio Município Inovador com dois projetos


Na primeira edição do prêmio oferecido pela APRECE o município participa  nas áreas de Desenvolvimento Social e Cultural.
 A Aprece, mais uma vez buscando desenvolver ações para o fortalecimento dos municípios, instituiu o Prêmio APRECE Município Inovador 1º Edição. O intuito é estimular, valorizar e dar visibilidade a práticas que colaboram efetivamente para a solução dos problemas e desafios que enfrentam as gestões municipais de forma criativa, inovadora e com baixo custo, nas diferentes áreas da política pública. A premiação é designada aos municípios associados da entidade.
Cada município poderá inscrever uma ou mais práticas alusivas a cada uma das áreas de premiação, e para cada prática deverá ser preenchido um formulário de inscrição. As práticas devem está em funcionamento pelo prazo de, no mínimo, 12 meses, e apresentar resultados mensuráveis.

O município de Ibicuitinga no sertão central do estado participa do prêmio com dois projetos inscritos de ações que são desenvolvidas através de iniciativas simples, mas que beneficiam e integram jovens e adultos á sociedade.
O Projeto Sou Idoso Sou Feliz é uma ação desenvolvida e que está inscrito no prêmio com trabalhos voltados para o bem-estar físico e a integração social do idoso, com atividades físicas, dança psicossocial, atendimento médico, odontológico e fisioterapêutico. Os Idosos participam de oficinas de artesanato e artes plásticas. O grupo é integrado ao calendário de festas do município e as suas próprias comemorações, tais como: Carnaval, páscoa, festa junina, dia do idoso entre outros.
Na parte cultural o destaque do Grupo de Teatro Outra Face também participa do prêmio o projeto envolve capacitar e produzir junto às crianças e adolescentes a arte da dramaturgia. O Grupo Outra Face visa atender um total de 70 jovens no ano de 2011. O projeto é desenvolvido pelo Grupo Outra Face de Teatro Amador com o apoio da secretaria de cultura e da Associação de Moradores de Ibicuitinga.
O projeto atende Crianças, Idosos, Infanto-juvenis (escolas, instituições religiosas e associações). As pessoas atendidas são escolhidas através de um mapeamento cultural em todo o município e atende pessoas da Sede e dos Distritos em todas as faixas etárias.
Projetos do Prêmio Município Inovador começam as ser avaliados
A avaliação dos projetos inscritos na primeira edição do Prêmio Aprece Município Inovador foi iniciada nesta sexta-feira (4). As reuniões aconteceram na sede da associação e contaram com a participação de técnicos de diferentes entidades parceiras convidadas. As duas primeiras áreas avaliadas foram Desenvolvimento Social e Meio Ambiente.
Os projetos das outras seis áreas da premiação serão julgados são: Cultura, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico, Educação, Finanças Públicas e Saúde. Cada área conta com a participação de três técnicos para avaliar as boas práticas de gestão apresentadas pelos municípios participantes.
Cada avaliador recebeu previamente os projetos inscritos. As reuniões para a avaliação e escolha da melhor iniciativa tiveram como guias diversos critérios, tais como: inovação, criatividade, intersetorialidade, continuidade, capacidade de multiplicação, entre outros. 
A premiação dos vencedores será feita no próximo dia 18 de fevereiro, durante o encerramento da I Marcha Municipalista do Ceará, evento a ser realizado pela Aprece no Centro de Negócios do SEBRAE/CE. Mais de 40 municípios se inscreveram no Prêmio, tendo sido apresentadas cerca de 70 experiências de gestão. O objetivo dessa iniciativa é ressaltar as boas práticas de gestão municipal, dando visibilidade às mesmas e estimulando a troca de experiências exitosas entre os municípios
E mais: 
A Prefeitura Municipal de Ibicuitinga, tornou público às inscrições para a Seleção Pública de candidatos para provimento de vagas de Agentes Comunitários de Saúde, o qual irá compor o Programa de Agentes Comunitárias de Saúde (PACS), no âmbito da Secretaria Municipal de Saúde.
Serão classificadas 10 (Dez) Agentes Comunitárias de Saúde, onde 7 (sete) serão para compor o quadro atual e 3 (três) substituição do quadro existente.
Para se inscrever o candidato deverá ter Idade igual ou superior a 18 anos e limite máximo de 35 anos de idade, deverá ter concluído o Ensino Médio e residir na área geográfica por onde concorrerá a vaga, há pelo mesmo 2(dois) anos.
As inscrições deverão ser feitas na secretaria municipal de saúde no período de 08/02 até 23/02 nos horários de 8:00hs ás 11:00hs e das 14:00hs ás 17:00hs.
Distribuição de vagas por áreas:
03 vagas para o PSF I – Centro da Cidade
03 vagas para o PSF II – Centro da Cidade
01 vaga para o PSF de Canindezinho
01 vaga para o PSF de Canindezinho - Viçosa
01 vaga para o PSF de Açude dos Pinheiros
01 vaga para o PSF Sede II – Alto Vermelho
 O Processo Seletivo terá prazo de validade de 2 (dois) anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, por igual período, se houver candidatos aprovados e ainda não contratados.
 Os interessados poderão acessar o Edital de Seleção no site www.ibicuitinga.ce.gov.br.
Adriano Silva
Correspondente em Ibicuitinga
Leiam também Ibicidade.Com

0 Comentários: