terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Cidades do Sertão Central comtempladas com bibliotecas às comunidades rurais


Serão entregues 24 bibliotecas em Senador Pompeu para os municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé.
O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), entrega nos dias 22 e 23, mais 84 novas bibliotecas para comunidades rurais dos Territórios da Cidadania Sertão Central, Vales do Curu, Aracatiaçu e Sertões de Canindé. A ação faz parte do Programa Arca das Letras que visa ampliar o acesso à leitura nas comunidades rurais. 
Na terça-feira (22), serão entregues 24 bibliotecas em Senador Pompeu para os municípios de Deputado Irapuan Pinheiro, Piquet Carneiro, Quixeramobim, Senador Pompeu e Canindé. Além disso, serão capacitados 48 agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas bibliotecas nas comunidades. O recebimento das arcas e a diplomação dos agentes acontece no Centro Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe, na Praça da Matriz.

Na quarta-feira (23), as comunidades rurais do município de Itapipoca recebem, no Núcleo de Informação Tecnológica (NIT), mais 60 bibliotecas e a diplomação de 120 agentes de leitura. Segundo o MDA, o município tem o maior número de bibliotecas no País e com as novas bibliotecas completará 174. As Arcas do Ceará, somando os móveis mais as bibliotecas, são fabricadas por detentos dos Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira I e II (IPPOO I e II). Dentro do projeto de ressocialização,eles têm a pena reduzida e recebem bolsas de trabalho do Governo Estadual. 
No Ceará, funcionam 807 bibliotecas rurais com a capacitação de 1.600 agentes de leituras voluntários, beneficiando mais de 80 mil famílias. O MDA faz a capacitação dos agentes de leitura para cuidar das bibliotecas e realizar as atividades de incentivo à leitura. A SDA coordena o projeto e conta com apoio de prefeituras, do Instituto Agropolos, da Delegacia Federal do MDA no Ceará e da Secretaria de Cidadania e Justiça. Os livros são adquiridos junto aos parceiros nacionais e a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) acompanha os trabalhos e a distribuição de novos livros para complementar os acervos. 
Assessoria de Imprensa da SDA

0 Comentários: