quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Descaso na saúde pública de Choró


Hospital municipal da cidade é desprovido de médico e até de enfermeira.
A saúde pública do município de Choró, no Sertão Central cearense, tem passado por momento de dificuldades, causando sérios prejuízos a população. Na noite  da última terça-feira, por volta das 20h30min a reportagem do portal Revista Central,  pode constatar um deserto total nas dependências do hospital Padre Jose Bezerra Filho, havia apenas o vigia, duas auxiliares de enfermagem, um auxiliar de serviço geral, dois motoristas e três pacientes internados, entre eles o aposentado Luiz Barbosa Maciel, 86 anos, da localidade de Riacho do Meio, a 31 km da sede do município, que tinha acabado de chegar ao hospital com dores abdominais. Indignado, por nossa reportagem, o paciente reclamou da falta de atendimento, “é um desrespeito ao povo, agente vem uma hora dessas do sertão e não é atendido” reclamou o senhor.

Reportagem do portal Revista Central, também conversou com a agricultora Maria Edilene Nunes, do distrito de Poço da Pedra, acompanhante de um dos pacientes, ela diz se sentir triste com tamanho desrespeito. “Ouça o áudio captado em conversar com ela”.
A solução encontrada foi transferir os pacientes para Quixadá, sem encaminhamento do Hospital e colocar mais um carro para transportar mais pacientes caso fossem chegando. Em seguida a ambulância saiu com destino ao hospital Dr. Eudásio Barroso de Quixadá, com os doentes e acompanhantes, ao todo foram sete em um único veículo.  Veja nas fotos registradas por um celular.
A reportagem do portal Revista Central conversou com o Secretário de Saúde, Bianor Bernardino, ele explica que a enfermeira do plantão estava doente, e não sabia explicar o porquê da ausência do médico, mas que estava entrando em contato com um enfermeiro mais o telefone estava fora de área, já que era difícil conseguir um médico naquele momento.  Deslocamos-nos até a residência do prefeito de Choró, José Antônio Rodrigues Mendes, ele nos disse que não tinha conhecimento da situação já que tinha acabado de chegar da capital cearense, mais que providências seriam tomadas.

Jonathas OliveiraCorrespondente em Choró
            (88) 9418-0369      
Email: jonathasoliveira@r7.com

0 Comentários: