segunda-feira, 6 de junho de 2011

Nem Ki se Laske: Crise política de Quixadá vai além da moralidade


Por Fábio de Oliveira
Quase tudo é maquiado para que o povo não tenha acesso às verdades.
A população de Quixadá não aguenta mais a crise de credibilidade que passa a maioria de nossos políticos e representantes do município. Os últimos acontecimentos verificados na cidade deixaram perplexos a sociedade quixadaense. O caso do rombo de quase 3 milhões na Prefeitura de Quixadá que serão pagos pelo contribuinte em 240 parcelas é apenas um dos muitos que precisam ser melhor explicados principalmente pelos gestores Ilário Marques e Rômulo Carneiro.

Ilário foi até as emissoras de rádio da cidade e fez um confuso jogo de números que foi contestado na semana passada por vereadores de oposição que confirmam que o ex-prefeito deixou de repassar para a previdência municipal 1.180 milhão. Já Rômulo Carneiro em nenhum momento prestou conta de mais de 1,5 milhão, as duas gestões petistas mesmo descontando dos funcionários o IPMQ não depositou nas contas da previdência configurando um desvio que precisam ser apurado, para onde foi tanto dinheiro?
Em Quixadá, boa parte dos projetos que chegam ao município são alterados inexplicavelmente, a Estrada do Cedro é um deles, quase 7 milhões entraram nos cofres do município ainda em 2008 e o referido projeto foi todo modificado do que foi prometido e alardeado pela própria prefeitura de Quixadá. Também houve modificação no projeto do Canal da Rodoviária, “erros grosseiros” de planejamento que deram um prejuízo ao município de 400 mil reais. A reforma do Hospital Eudásio Barroso, foram gastos quase 400 mil reais em uma fundação de poucas colunas, farra com o dinheiro já que as citadas obras encontram-se todas paralisadas desde a gestão Ilário Marques.
Outro projeto milionário abandonado pelas gestões petistas foi o Pólo de Lazer do Eurípedes, as obras foram abandonadas pelas empresas responsáveis configurando total descaso com os recursos alocados pelo governo do estado. Há também fortes indícios de malversação de dinheiro público em empresas licitadoras. Tem vereador eleito na cidade que ganhou boa parte das licitações do município na gestão do ex-prefeito, vereador que também faz parte do bloco petista e foi eleito em campanha milionária na cidade, segundo o próprio vereador repassados a amigos seus gastos de campanha chegaram a 300 mil reais em 2008.
Outro fato que precisa ser investigado na cidade é a venda do Hotel Municipal também na gestão Ilário Marques, uma CPI foi abafada quando vereadores oposicionistas descobriram que uma funcionária de uma empresa que ganha salário mínimo comprou o referido hotel, após as denuncias essa funcionária repassou a titularidade para um holding.
Pasmem senhores, hoje, eis que surge um grande hotel resort no mesmo local com dinheiro todo bancado pelo BNB do Robert Smithid. A estranheza do fato é que Smithid é amigo pessoal dos petistas Ilario Marques e outro “homem da cueca” que influenciaram o governo do ainda presidente Lula na indicação do homem ao BNB. Também não se sabe como um hotel dessa envergadura vem para uma cidade que não possui um mínimo de infra-estrutura turística para receber os visitantes e está fora do roteiro turístico da Embratur e Encetur.
Tem muita coisa a ser explicada a população quixadaense, tem muito dinheiro em jogo, obras que se quer foram concluídas e tem políticos na cidade dizendo que foi o melhor prefeito de todos os tempos, ora, deveria estar preocupado não com a próxima eleição e sim em prestar contas aos munícipes. Já está na hora do Ministério Público,TCM, Policia Federal e Procap investigarem a fundo os desmandos das administrações no Sertão Central, assim como aconteceu recentemente com a Câmara de Vereadores e Prefeitura de Ibaretama. Dinheiro publico é coisa séria!
Artigo originalmente publicado no Portal Revista Central em 06/06/2011
Fabio de Oliveira é colunista da Revista Central na coluna Política e Ação
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a do Ibaretamanet
Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: