sexta-feira, 3 de junho de 2011

Alunos do IFCE fazem trilha na fazenda onde morou Rachel de Queiroz


Por Ícaro Joathan


Atividade faz parte do projeto Ecotrilhas e integra programação do terceiro aniversário do IFCE Quixadá.

A Fazenda Não me Deixes, no distrito de Daniel de Queiroz, município de Quixadá, foi um dos cenários que inspirou a escritora cearense Rachel de Queiroz a retratar paisagens, pessoas e histórias do sertão nordestino. Nesta sexta-feira (03/06), o local onde a romancista morou vários anos servirá de percurso para o IV Ecotrilhas – Caminhos de Quixadá.
O evento integra a programação do terceiro aniversário do Instituto Federal do Ceará (IFCE) – campus de Quixadá. A partir das 8 horas, cerca de 20 alunos veteranos do curso técnico em Guia de Turismo conduzirão outros 20 estudantes novatos do mesmo curso e cerca de 50 alunos da Escola de Ensino Fundamental Francisca Teixeira, do distrito de Califórnia, por trilhas ecológicas na Fazenda Não me Deixes.

A atividade será supervisionada por professores do curso, que orientarão o percurso com informações sobre a geografia e a história do local, além de conteúdos sobre cultura e educação ambiental. “A abordagem pedagógica tem caráter multidisciplinar, procurando contribuir para o desenvolvimento de uma consciência sobre a importância cultural, educativa e socioeconômica da atividade turística”, explica um dos coordenadores do projeto, o professor Alexandre Queiroz Pereira.
Trilha urbana
Na segunda-feira, a programação do IV Ecotrilhas prosseguirá às 8h, com a realização de trilha urbana pelo Centro de Quixadá. Entre os locais a serem visitados estão a Catedral Municipal, ruas históricas da cidade, a Praça José de Barros e o Memorial Rachel de Queiroz, localizado no Chalé da Pedra.
Sobre Rachel
A escritora Rachel de Queiroz nasceu em 17 de novembro de 1910 em Fortaleza. Em 1930, publicou “O Quinze”, romance que marcou sua carreira literária e ganhou repercussão nacional, no auge do romance modernista regionalista. Morou durante a juventude e a partir dos 50 anos em Quixadá, na Fazenda Não me Deixes. Em 1977, tornou-se a primeira mulher a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL). Faleceu no Rio de Janeiro, aos 92 anos, em 4 de novembro de 2003.
Confira abaixo os eventos que compõem a programação de aniversário do IFCE Quixadá:
02 a 04/06 - I Semana do Meio Ambiente do IFCE Quixadá (abertura da programação às 8h, no auditório do campus)
03 e 06/06 - IV Ecotrilhas – Caminhos de Quixadá
08 e 09/06 - Seminário de Topografia e Sensoriamento Remoto
10/06    - Solenidade de comemoração do 3º aniversário do campus
13 a 15/06  -    III Semana da Química
20 a 22/06  -    I Jogos Internos do campus de Quixadá
27 e 28/06  -    I Encontro do Curso de Agronegócio do campus de Quixadá
29 e 30/06  -    I Encontro do Curso de Edificações do campus de Quixadá (inclui observação astronômica no Açude Cedro)
Mais informações:
I Semana do Meio Ambiente do campus de Quixadá 
Data: 2 a 4 de junho
Horário: a partir das 8h
Locais: IFCE campus de Quixadá (Estrada do Açude Cedro, km 5 – Cedro Novo) /
Sábado à tarde e à noite, a programação será realizada no Centro Cultural Rachel de Queiroz (Praça da Cultura – Centro)
Mais informações: (88) 3412.0111


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: