quinta-feira, 19 de maio de 2011

Tráfego de dados da telefonia móvel TIM a beira do caos em Quixadá e região


Número ocupado e quando se consegue falar ainda tem que ouvir conversa de terceiros.
A crescente demanda por espaço para a transmissão de dados provenientes da telefonia móvel tornou-se um pesadelo para as operadoras. Entretanto, os clientes da TIM têm enfrentado graves problemas que podem até ser configurado como crime contra a privacidade dos usuários, isso porque, em muitas vezes ao efetuar uma ligação para um determinado número em pouco tempo entra uma terceira pessoa e o cliente fica sem saber o que fazer ao não ser desligar.
A reportagem do portal Revista Central tem sentido na pele o drama, na tarde desta quarta-feira,19, ao tentámos comunicação com um dos nossos correspondentes, tivemos que efetuar várias tentativas e todas com mensagens afirmando que o número estaria ocupado, porém, segundos depois apareciam mensagens automáticas com a discrição “Te ligou: Você recebeu ligação de”. Para a nossa surpresa quando conseguimos ainda fomos interrompidos com um estranho diálogo ocasionado de outra ligação.

A explosão de vendas de celulares equipados com banda larga, principalmente, os smartphones, e os notebooks com acesso 3G têm ocasionado uma enorme pressão nas redes de celulares, obrigando as operadoras a investirem pesado para que não haja congestionamento e/ou quedas na transmissão de dados, mas estes investimentos não têm acontecido em Quixadá e região do Sertão Central cearense. Um notebook equipado com modem 3G consome 450 vezes mais banda do que um celular tradicional.
Cerca de 10% desses usuários utilizam aplicativos que consomem mais banda, como videogame, músicas e vídeos. Esses aplicativos chegam a ocupar 80% do trafego de dados. Para os usuários, a banda larga é uma maravilha, mas vem sendo um pesadelo para as empresas de telefonia móvel. Segundo especialistas, a expectativa de crescimento deste setor, para este ano, é cerca de 30% e para o ano de 2011, é de 15% a 20%.
Dados preliminares da Anatel indicam que o Brasil terminou o mês de abril de 2011 com 212,6 milhões de celulares e uma densidade 109,3 cel/100 hab. As adições líquidas de 2.051 mil celulares são um novo recorde para o mês, tendo superado abril de 2011 (1.656 mil). As adições líquidas acumuladas nos últimos 12 meses somaram 31,8 milhões de celulares. Na região do Sertão Central cearense não há números exatos.
De acordo com o Defensor Público de Quixadá, Júlio César Matias Lobo, os clientes prejudicados podem procurar o Poder Judiciário e mover uma ação contra a operadora pela forma da prestação do serviço.
O deputado José Airton (PT-CE) registrou em plenário o que chamou de "sofrimento" do povo do Brasil e do Ceará com os serviços oferecidos pelas prestadoras de serviços de telefonia móvel. "Quero fazer ecoar a voz do consumidor do Ceará e de todo o resto do Brasil. Sobram queixas sobre os serviços de telefonia móvel, como as cobranças irregulares, os planos de fidelização e a assistência técnica. A população demonstra grande insatisfação com a péssima qualidade da prestação dos serviços por parte das empresas de telefonia e com os altos preços de suas tarifas", ressaltou.
Redação do portal Revista Central.

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: