quinta-feira, 19 de maio de 2011

Caminhada lembra Dia Nacional contra o Abuso e a Exploração de Menores


A situação de negligência acaba sendo o topo da violação dos direitos.
O Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi lembrado por centenas de alunos e profissionais que lidam com este problema todos os dias. 
De mãos dadas e com o sentimento de conscientizar a população sobre a importância de denunciar abusos e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, um grupo de estudantes das escolas públicas municipal e estadual caminharam pelas principais ruas do centro da cidade, o evento que aconteceu na manhã da quinta-feira,18, marcou a passagem do Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. 


As crianças e jovens saíram da sala de aula para assumirem por algumas horas o papel de educadoras, onde a lousa foi substituída por diversas faixas e cartazes, o caderno por um criativo material informativo, e a lição de casa foi passada ali mesmo, para centenas de quixadaenses, eles aprenderam com os pequenos que jamais se deve violentar o próximo, em especial a criança e o adolescente. 

“Não queremos nada além do que está assegurado pela lei, somos crianças e adolescentes, estamos vivendo uma fase muito especial, com várias descobertas, por isso queremos chegar à fase adulta com boas memórias e experiências de convívio com a sociedade. Um evento como esse é muito importante, porque influencia as pessoas a denunciarem quando souberem de algum ato de exploração, fazendo assim o seu papel de cidadão”, disse a jovem Luciana Aquino, estudante da Escola Municipal Flavio Portela Marcilio.(Foto)

Opinião parecida com a da coordenadora do Centro Especializado da Assistência (CREAS-Quixadá), especialista no assunto, Adriana Lemos, lamenta a situação de negligência, que segundo ela acaba sendo o topo da violação dos direitos. “Quando falo em negligência estou falando da falta de cuidados de algumas famílias, que de uma forma irresponsável não matriculam seus filhos na escola e se matriculam não os acompanham, deixam criança cuidando de outras crianças, esquecem os cuidados básicos com a saúde e afetividade, principalmente a falta de amor, aconchego e carinho que naturalmente devem fazer parte da relação familiar”, ressaltou.

Já a secretária de Desenvolvimento Social, Rosa Buriti, enalteceu o empenho de toda sua equipe e do prefeito, Dr. Rômulo Carneiro, e classificou a atividade como renovação da luta pelos direitos da criança e adolescente. “Para nós que fazemos o sistema de garantia de direitos com os serviços de atenção social, sejam eles por meio do Centro de Referência da Assistência Social, Centro de Referência Especializado, Conselho Tutelar, serviço de atenção à criança e o adolescente assegurados pela gestão nos Distritos e Bairros, entre outros. Esse é o momento de renovar a nossa luta e chamar a sociedade para compreender que a violência está no meio de nós, mas nós precisamos enfrentar, e precisamos desta forma estar em mobilização social constante”, ressaltou.

O evento foi embalado pelo batuque da charanga dos alunos beneficiários do programa ProJovem Adolescente do Bairro Renascer. No final todos foram convidados a participarem da próxima eleição para o Conselho Tutelar, que acontecerá no dia 19 de junho de 2011.
Confira as imagens da RC TV:
Confira mais vídeos da RC TV (clique aqui)
Alan QueirozAssessor de Comunicação
Chico Javali
fotos e ImagensJackson Perigoso
Edição


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: