segunda-feira, 9 de maio de 2011

Especial HRCS: Canindé faz as contas para poder ir ao segundo turno


Por Fábio de Oliveira
O turismo religioso tem destaque internacional é à base de crescimento do município de Canindé.
Diante dessa procura de pessoas que visitam a terra de São Francisco, com um dos maiores monumentos religiosos do mundo a Estátua de São Francisco das Chagas, mede 30,25 metros e pode ser vista por todos que se aproximam da “Meca Nordestina”.
Sabendo da importância do maior hospital a ser construído na região do Sertão Central cearense, o prefeito municipal de Canindé, Manoel Cláudio Pessoa Cardoso (PSDB), buscou de todas as formas atrair mais cidades para a sua base de apoio, entretanto, só conseguiu formalmente o apoio de Caridade, Itatira e Paramoti, insuficiente para vencer a disputa, porém, com a possível desistência de Boa Viagem, a cidade pode ir ao 2º turno, mas perderia para Quixeramobim, pois, Quixadá não votaria na terra de São Francisco. Todavia, o prefeito Manoel Cláudio Pessoa Cardoso garante que votará em Quixadá caso não dispute o 2º turno.

Com uma população estimada em 74.473 habitantes (Censo 2010), sua base territorial é de 3.218,462 km2. Seu eleitorado é de 49.044 e o PIB per capta a preços correntes é de R$ 4.080,90.
A seguir mostraremos alguns destaques e potencialidades da cidade de Canindé. 
Saúde
O Hospital Regional São Francisco é uma referência para toda a região Centro-Norte do Estado, cobrindo, além de Canindé, os municípios de Madalena, Itatira, Caridade, Paramoti e General Sampaio. Canindé possui clínicas e farmácias, inclusive algumas que atendem 24 horas.
Conta com 41 estabelecimentos de saúde ligados ao SUS, 39 de saúde pública total, 08 de saúde privado total, 01 de saúde privado sem fins lucrativos, 02 de saúde privado SUS, 01 de saúde com internação total, 04 com apoio a diagnose e terapia privado, 02 de saúde total privado/SUS, 05 especializado sem internação total, 47 no total de estabelecimentos de saúde.
Possui 130 leitos para internação privado total/privado SUS, 01 mamógrafo com comando simples, 31 equipamentos de hemodiálise, 01 estabelecimento de emergência total.
Educação
573 professores do ensino fundamental, 83 professores do ensino fundamental privado, 135 professores do ensino médio, 115 professores de pré-escola. 137 escolas fundamental, 10 escolas privadas, 123 escolas pré-escolar. 15.252 matriculas ensino fundamental público, 1.492 matriculas ensino fundamental privado.
Recentemente foi inaugurado o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia IFCE – Canindé.
Econômia
22 indústrias, sendo uma têxtil, uma extrativa mineral, quatro de madeira, cinco de produtos minerais não-metálicos, oito de produtos alimentares, uma de mobiliário e duas de vestuário, calçados e artigos de tecidos, couro e peles.
Possue 4 agências bancárias, 1.216 empresas atuantes, 6.379 pessoas ocupadas, salario médio de 1,9 (salario mínimo).
Um dos destaques da economia de Canindé é o turismo religioso, a cidade é visitada por quase 2 milhões de pessoas todo o ano.
Infraestrutura da Cidade
Santuário Mariano
BR 020
Hotéis, Pousadas e Abrigos
Casa de Apoio ao Romeiro
IFCE
Hospital
Mais Informações:
Prefeitura Municipal de Canindé 
Largo Francisco Xavier de Medeiros, s/n - Imaculada Conceição
Telefone: (85) 3343-6937/ 3343-2071
comunicacao@caninde.ce.gov.br
www.caninde.ce.gov.br




Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: