segunda-feira, 9 de maio de 2011

Especial HRCS: Quixadá depende das concorrentes para sediar Hospital Regional


Por Fábio de Oliveira
Conheça um pouco mais do município de Quixadá pelo portal Revista Central.
Quixadá é o município mais populoso da região do Sertão Central cearense e tem a grande missão de se manter como líder da região na angariação nos investimentos regionais. Tem o maior centro de estudos universitários, uma unidade do Hemoce, Delegacia Regional, Centro de Hemodiálise, é a sede da microrregional de Saúde do Sertão Central 1 e terá uma futura policlínica regional, todos estes aspectos foram usados para atrair cidades votantes.

Guiada pelo prefeito municipal, Rômulo Nepomuceno Bezerra Carneiro (PT), a campanha de Quixadá critou duramente o modelo de escolha por se achar a mais preparada para ser a sede do Hospital Regional. A campanha de Quixadá foi movida pelo prefeito, secretários municipais e por vereadores, com destaque para o presidente da Câmara, Kleber Júnior.
Para Quixadá chegar ao segundo turno ou mesmo vencer a cidade de Quixeramobim, terá que rerceber o apoio de Boa Viagem, para isso nos últimos dias aconteceram diversas reuniões entre os prefeitos Fernando Assef e Rômulo Carneiro. A idéia é fazer com quer Boa Viagem sai da disputa, entretanto, Assef só sairá se o prefeito de Canindé, Manoel Cláudio Pessoa também desistir e apoiar Quixadá.
Em Quixadá o setor que mais cresce são serviços de educação e construção civil. As Faculdades Católica Rainha do Sertão, campus da Universidade Federal do Ceará, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, se uniram com a Faculdade de Ciências e Letras do Sertão Central. A construção civil tem alavancado o desenvolvimento da metrópole. 
A cidade de Quixadá tem um população estimada de 80.604 habitantes (Censo 2010). Sua área territorial é de 2.019,822 km2. 48.552 é o numero de eleitores registrados no TRE e a renda per capta corrente é de R$ 4.513,11.
Saúde
Conta com 36 estabelecimentos de saúde total, sendo 30 de saúde pública e 06 de saúde privado. 02 estabelecimentos de saúde com apoio a diagnose e terapia privado, 02 de saúde total privado/SUS. 149 leitos para internação, 109 para internação privado/SUS.
Mamógrafo com comando simples, Tomógrafo, 06 ultrassom doppler colorido, 8 eletrocardiógrafo, 15 equipamentos de hemodiálise, 03 raio X de 100 a 500 mA, 01 estabelecimentos de emergência, 01 estabelecimento de UTI/CTI neonatal.
Educação 
(Dados 2009) – 14.735 matriculas ensino fundamental, 4.432 matriculas do ensino médio, 2.212 matriculas do ensino privado, 2.523 matriculas do pré-escolar. 494 professores ensino fundamental, 175 professores do ensino médio. 51 escolas públicas ensino fundamental, 17 escolas provadas ensino fundamental, 06 escolas público estadual, 09 escolas do ensino médio, 57 escola ensino pré-escolar.
04 Faculdades – Faculdade Católica Rainha do Sertão, Feclesc, Universidade Federal do Ceará e Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia – IFCE.
Economia
O comércio sempre foi um dos propulsores da econômia de Quixadá, mas o crescimento da cidade com as instalações das faculdades trouxeram um incremento no setor de serviços, setores da construção civil estão entre os destaques.
O turismo é outro setor importante no município, embora pouco explorado pelos investidores, a indústria Mississipi gerou 600 empregos diretos, A Petrobras Biocombustível presente na cidade ainda não emplacou como alternativa sustentável. A produção de mamona e outras oleaginosas vêm em grande escala de outros estados.
Infraestrutura da Cidade
Aeroporto
Hemoce
Faculdades
Policlínica
UTIs neonatal
Saneamento Básico (90%)
Hotéis e Pousadas
Mais Informações
Prefeitura Municipal de Quixadá
Fone: (88) 3412-3864
www.quixada.ce.gov.br


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: