quarta-feira, 11 de maio de 2011

Polêmica: Pacientes de Madalena serão atendidos em último plano, garante padre de Canindé


“População de Madalena comece a se acustar com a estrada de Quixeramobim”.
O Pároco e Reitor do Santuário de São Francisco das Chagas de Canindé, frei João Amilton dos Santos, pode acirar ainda mais o clima político e adentrar no religioso. O clima de instabilidade na região do Sertão Central que já não era muito harmônico, ficou mais esfacelado após o tumultuado critério de escolha que concedeu a Quixeramobim como vencedor em 1º turno.
De acordo com o blog 540, o franciscano mostravou-se muito revoltado com a decisão do Prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, do Presidente da Câmara Municipal e da Presidência do Conselho Municipal de Saúde por terem votados no município de Quixeramobim. O religioso pede respeito, pois, segundo ele o Hospital de São Francisco sempre atendeu as vítimas de Madalena com muita atenção e zelo e o voto em Canindé seria uma forma de agradecimento. “Sou o presidente da Sociedade Hospitalar São Francisco e agora vamos exigir respeito pelo nosso trabalho na região’’, enfatizou o frei”.

Em outro trecho o frei deixa claro que os pacientes de Madalena não serão atendidos com prioridade, “as causas de saúde da cidade (Madalena) ficarão para último plano. Não irei admitir esse tipo de tratamento. Todas as questões relacionadas aos atendimentos de urgência, emergência, hemodiálise, exames, saúde preventiva de Madalena são feitos em Canindé”.
Para atender as vítimas de Madalena a partir de agora serão na base de critério a serem aprovadas Conselho Hospitalar da unidade, “atendimento aos pacientes de Madalena a partir de hoje terão critérios’’, disse frei João Amilton”.
O religioso disse que foram traídos e que toda a população de Madalena comece a se acustar com a estrada de Quixeramobim, “agora que tínhamos a oportunidade de mudarmos as condições de saúde da região, fomos traídos”. É bom que a população de 18.085 habitantes já comece a se acostumar com a estrada para Quixeramobim, porque em Canindé só em último caso’’, avisou o frei.
Frei João Amilton disse que agora a luta será para que Cid Gomes instale a tão sonhada Unidade de Terapia Intensiva – UTI no Hospital São Francisco e ajude a equipar a unidade de saúde que é a mais importante dos Sertões de Canindé. Mesmo depois da votação era fácil encontrar veículos com inscrição de Madalena estacionados em frente ao Hospital Regional São Francisco.
A população de Madalena é atendida nos serviços bancários, Instituto Nacional de Seguridade Social, comércio, Secretaria da Fazenda, Micro Regional da Saúde, Consórcio da Saúde, Consórcio do Lixo, 4º Batalhão de Polícia Militar, Delegacia Regional de Polícia Civil, Ministério do Trabalho, Território da Cidadania, Instituto Agropolos, Sistema Nacional de Emprego – SINE-IDT, Coordenadoria Regional de Educação – CREDE 7, Pericia Forense do Ceará entre outros serviços básicos de nível Estadual e Federal.
A reportagem do portal Revista Central entrou em contato com o prefeito de Madalena, Wilson de Pinho, o mesmo disse que não estava sabendo e lamentou as declarações, mas tem certeza que foram motivadas pelo clamor que ainda circula. Acredita que o mesmo irá repensar melhor. “Fiquei sabendo agora, mas acredito que ele irá repensar melhor, afinal, um homem de Deus não escolhe almas para salvar”, acredita o gestor.
Segundo Pinho, caso o Hospital São Francisco de fato exclua os pacientes ou mesmo os tratem em último plano, irá comunicar ao Sistema Único de Saúde-SUS para mudar de hospital de referência, “mas como acredito que eles não vão fazer isso, pois, quem votou não foram os pacientes e sim nós politicos, então o povo não merece esse tipo de atitude”, finalizou.
Alguns trechos de citações foram retirados do blog 540, pertencente da rádio Jornal.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: