segunda-feira, 2 de maio de 2011

Agricultura familiar é destaque na semana do aniversário de Ibaretama.

Palestras, exposição de animais e inaugurações marcam a semana do município com destaque para a agricultura familiar.

A agricultura familiar ganhou o seu espaço no estado do Ceará, produtos que compõem a cesta básica tem como sua maior fornecedora a agricultura familiar, pelo menos dois terços do que chega a mesa dos cearenses hoje são cultivados e produzidos por famílias produtivas ou os chamados agricultores familiares.

Cálculos feitos pela Fundação Estudos e Pesquisas Econômicas (FIPE), da Universidade de São Paulo (USP) no ano de 2010 dão conta que alguns produtos que estão na mesa dos cearenses encontram em médias bem altas o que é um estímulo para os nossos agricultores familiares.


A pesquisa encomendada pelo instituto agropólos em parceria com o Banco do nordeste dão conta do peso que a agroeconomia tem hoje no Brasil e em nosso estado, o PIB cearense é superior ao do Brasil nesse setor, 32% contra 25%, hoje isso representa 12% da economia cearense.

O município de Ibaretama comemora essa semana o aniversário de 23 anos de emancipação política, e para festejar a Secretaria Municipal da Agricultura e Recursos Hídricos preparou uma programação dedicada à agricultura familiar.

A iniciativa conta com o apoio do SEBRAE bem como de diversas entidades envolvidas no processo da agricultura familiar no município.

PROGRAMAÇÂO:

Data: 04 de Maio de 2011.- Local : Auditório da Secretaria de Agricultura

Horário: 8:30 h às 10:00h.- Palestra sobre Cadeia Produtiva da Apicultura
Horário : 10: 15 às 11:30h – Palestra sobre a Cadeia Produtiva da Ovinocaprinocultura.
Horário: 13:30h às 15:00h.- Palestra sobre Cadeia Produtiva da Bovinocultura (PROJETO BALDE CHEIO).
Enceramento com a Entrega dos Certificados do Curso Negócio Certo Rural Tuma 2010.

Data: 05 de Maio de 2011.- Local : Distrito Nova Vida

Horário:11:00h – Inauguração do Posto de Resfriamento de Leite.
Horário : 11:30 – Inauguração da Casa Digital Rural

Data: 06 de Maio de 2011.- Local : Praça João Scopel- Sede Ibaretama

Horário: 8:00 as 13:00 – Exposição de Animais Ovinos e Caprinos do Programa DRS ( Bôer, Santa Inês, Dooper, Etc)e em seguida: Leilão  de 10 animais ( machos e fêmeas) filhos desses reprodutores P.O. resultado do programa DRS em parceria com os produtores de Ibaretama Através da Associação dos Agricultores Familiares de Ibaretama.
OBS: Horário: 8:30 as 13:00h – SEBRAE MÓVEL- Atendimento aos empreendedores Formais e Informais( Comerciante, Sacoleiros, Artesãos , Borracheiro, Ambulante, costureiras, etc).

Mais informações:
Secretaria Municipal da Agricultura
(88) 3439 1055


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: