quarta-feira, 2 de março de 2011

Carnaval das Águas agita visitantes no Sertão Central


Em Banabuiú, a atração é o Carnaval das Águas na beira do rio.
Este ano não vai faltar opção para o folião no Sertão Central. Além de Quixadá, Quixeramobim, Banabuiú e Choró, onde o Carnaval já tem tradição, Ibaretama, Ibicuitinga, Pedra Branca e Senador Pompeu também entram no clima da festa. Os clubes, balneários, açudes e a programação das prefeituras já estão prontos. Dezenas de bandas devem esquentar os quatro dias de folia.

Quixadá abre alas da folia com algumas novidades. O Ptichu Babau, um dos mais antigos blocos da cidade, não invade a Praça José de Barros este ano. O Bixo Papão e o Camaleão terão outro adversário nas noitadas carnavalescas pela disputa de agremiação mais animada, o bloco Ai Dentro. Os foliões vão sentir a falta também do mela-mela no entorno da praça. Um acordo de ajustamento de conduta foi firmado entre moradores, comerciantes e Prefeitura, proibindo a brincadeira.


Em Banabuiú, a atração é o Carnaval das Águas na beira do rio, na barragem do Açude Arrojado Lisboa rio abaixo. Mais de 50 mil visitantes são esperados. Ainda tem Carnaval das Águas em Choró, às margens do Açude Pompeu Sobrinho e em Quixeramobim, na via paisagística, ao lado do rio que corta a cidade.

Pré-carnaval
Amanhã, tem pré-carnaval noturno na Rodoviária de lá. Na sexta, durante o dia, será a vez da Via Paisagística. A agitação prossegue na beira-rio até a terça. À noite, a folia será transferida para a Praça Capitão Dias Ferreira, no Centro, onde foi erguido o marco geográfico do Estado. Além da cidade, o folião tem como opções as localidades de Mucuripe, nas águas do Rio Quixeramobim, e Poço da Pedra, banhado pelo Banabuiú.


Alex Pimentel
Diário do Nordeste

0 Comentários: