quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Discriminação contra a cor e opção sexual agravam a violência contra mulher


Os desafios das mulheres se agravam pelos preconceitos de cor e de opção sexual. O assunto foi tratado na audiência pública do Dia Nacional de Combate à Violência contra Mulher, realizado no auditório da Câmara Municipal. Maria Ozaneide, secretária de gênero da Federação dos Trabalhadores no Serviço Municipal do Ceará (Fetamce), e Alesandra Guerra, do grupo Liberdade no Amor entre Mulheres participaram da discussão.

Segundo Ozaneide, o preconceito no Brasil está ligado diretamente à aversão cor e o formato do rosto do negro. Essa discriminação reflete na pobreza que os negros estão submetidos. “As mulheres negras possuem cargos menos favorecidos e estão sujeitas ao turismo sexual”, afirma. 

Para reverter à situação, ela acredita no fortalecimento das instituições com seminários de conscientização. A criação do Juizado Especial e da Delegacia da Mulher, que está em fase de implantação no município, é outra medida necessária.

Ozaneide ainda lembrou a violência contra a mulher por crimes passionais. “Em 2010, 94 mulheres foram assassinadas. A maior incidência foi no Cariri. Nas delegacias, foram registrados 5.301 Boletins de Ocorrência de violência contra a mulher só nesse ano”, explicou.

Por sua vez, Alessandra Guerra afirmou que a opção sexual da mulher pode gerar ainda mais preconceito, discriminação e, muitas vezes, violência. “Tudo o que foge dos padrões considerados normais de relacionamento é tratado com discriminação”, disse.

Participaram da mesa da audiência, a vereadora Dadá Almeida (PT), Neiva Esteves e Hilderlene Silva do Sindicato dos Servidores Públicos de Quixadá, Ibaretama, Banabuiú, Choró e Ibicuitinga (Sindsep) e Sheila Gonçalves da Coordenadoria de política para as mulheres. Além dessas duas instituições, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais colaboraram para a promoção do evento.
Mais InformaçõesCâmara de Vereadores de Quixadá
(88) 3412.2285
www.camaraquixada.ce.gov.br

0 Comentários: