quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Ação conjunta da PROCAP e TCM investigam possíveis irregularidades na Administração Publica de Ibaretama.

Sede da PGJ acima /Foto: Karpegeanne Vieira

Fortaleza: a Procuradoria Geral de Justiça – PGJ/PROCAP – Procuradoria de Combate a Crimes Contra a Administração Publica colheu durante todo o dia desta terça-feira 21, depoimentos de pessoas diretamente ligadas à administração publica do município de Ibaretama, Sertão Central, a PGJ/PROCAP recebeu denúncias de possíveis superfaturamentos nas obras que estão em execução no referido município.

Além das obras, há indícios de beneficiamento de alguns servidores, uso de “laranjas” em empresas contratadas pela prefeitura, nepotismo e outros abusos que por ventura estariam ocorrendo na atual administração municipal.

Nossa reportagem esteve na sede da PGJ/PROCAP em Fortaleza, por se tratar de investigação em segredo de justiça não revelaremos os nomes dos empresários, secretários e funcionários públicos que prestaram esclarecimentos sobre as denúncias que foram feitas ao Ministério Publico.

Ao todo, foram ouvidas pelo menos 14 pessoas, procuramos saber do que realmente se tratava as denúncias, mesmo sem a confirmação da PGJ o Portal Revista Central teve acesso a documentos que embasariam as investigações da procuradoria, os promotores investigam se “laranjas” não estariam sendo usada para assumirem empresas com o único objetivo de beneficiar pessoas ligadas a atual administração municipal, segundo a denúncia algumas empresas estariam também percebendo da atual administração mais não estão executando os serviços pagos pelo município.  

Corrupção, Peculato, Superfaturamento, Licitação Fraudulenta dentre outras irregularidades, são os principais crimes que nossa reportagem conseguiu visualizar na denúncia.

Ibaretama: Enquanto alguns dos envolvidos nos possíveis crimes prestavam esclarecimentos em Fortaleza, Técnicos do TCM e um representante do Ministério Público vieram a Ibaretama, durante todo o dia a Força Tarefa fez inspeções em documentos da Prefeitura Municipal e visitou as principais obras em andamento.

Os técnicos fizeram um apanhado geral do município para dar seguimentos às investigações, nossa reportagem encontrava-se em Fortaleza quando foi informada da visita do TCM em Ibaretama, imediatamente retornamos a cidade e detectamos que técnicos encontravam-se na sede da Prefeitura Municipal de Ibaretama localizada no centro da cidade.

Olhares atentos de populares e apreensão de políticos tanto da oposição como da situação, não é a primeira vez que o TCM realiza ações desse tipo no município, geralmente Ibaretama tem recebido os técnicos quando motivado por denúncias de possíveis irregularidades.

A prefeitura informou se tratar de uma visita de rotina.

Mais informações:

Prefeitura Municipal de Ibaretama
(88) 3439 1055

PGJ/ PROCAP – Procuradoria de Combate a Crimes Contra a Administração Publica.
(85) 34523773

TCM – Tribunal de Contas dos Municípios
(85) 3433-5100

0 Comentários: