sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Eleição da mesa diretora da Câmara de Ibaretama promete ser acirrada.

Três vereadores anunciaram hoje suas candidaturas a presidente. A votação será aberta pela primeira vez.

No próximo dia 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Ibaretama deve votar em escolha da mesa diretora que irá presidir o legislativo no biênio 2011 – 2012. Na sessão de hoje no legislativo Ibaretamense, vereadores colocaram-se a disposição para os cargos a serem ocupados na chapa que se eleita vai presidir a casa até o final desta legislatura.

Surpresa para todos que acompanhavam a sessão desta sexta-feira, pela primeira vez a Câmara Municipal de Ibaretama tem formalmente a disposição 3 candidatos, Carliando Almeida da base do prefeito, Daniel Souza Lopes também da base do prefeito  e Joverlane Neles que se identifica como oposição, no entanto comenta-se uma aproximação com a administração.

Colocaram o nome a disposição para vice presidente os vereadores, Francisco Oliveira, atual presidente da casa e José Maria Cunha que é o atual vice presidente. O vereador Aldenor Queiroz da base de oposição se colocou a disposição da casa para concorrer ao cargo de 1º secretário, cargo que hoje é ocupado por Daniel Souza Lopes.

Nas falas dos vereadores ficou claro que o clima é de entendimento, pelo menos na base de oposição, na base aliada do governo municipal ficou a divisão de duas candidaturas do mesmo bloco, depois da sessão iniciaram-se as conversas que devem só terminar no dia 10 quando da eleição de escolha da nova mesa diretora.

Expectativa à parte fica claro que até a próxima sexta-feira muita conversa, acordos e reuniões devem ser parte da agenda dos três candidatos, em conversa com alguns vereadores podemos levantar que não será fácil manter o entendimento para que o governo municipal mantenha a presidência da casa, no entanto, dos candidatos propostos nenhum deles faria oposição direta ao prefeito municipal.

Daniel Souza Lopes representa os interesses do ex-prefeito de Ibaretama, Dr. Manoel Moraes Lopes, na ultima eleição, Moraes demonstrou muita força política, Moraes deixou o recado que queria, fontes garantem que há certo descontentamento de Dr. Moraes com a atual administração, essa informação não foi confirmada por nenhum dos assessores de Moraes, procuramos o ex-prefeito mais não conseguimos contato, quem achava que Dr. Moraes já era voto vencido perdeu a aposta.

Francisco Carliando Almeida é forte aliado de Edson Moraes, seguramente é o nome do atual prefeito e deve assegurar os interesses da administração municipal, seria estratégico para a atual administração que Carliando fosse o presidente da casa nesse biênio que antecede as eleições municipais.

Joverlane Neles, político que não gosta de muito frisson, nesses dois anos em meio aos muitos ataques e troca de insultos na casa, agiu sempre como um pacificador, já foi presidente da casa uma vez e tem experiência no cargo, é político da base da oposição, no entanto não se sabe se ele seria o nome que queria a oposição para presidir os trabalhos, fontes garantem que o vereador tem se aproximado muito da atual administração.

A novidade é que pela primeira vez a Câmara de Ibaretama terá votação aberta, os votos poderão ser acompanhados pela população, na próxima sexta-feira a sessão será exclusiva para eleição da mesa diretora, depois disso o legislativo entra em recesso voltando somente em 2011.

Karpegeanne Vieira
Editor-Chefe do Ibaretamanet.com

0 Comentários: