terça-feira, 9 de agosto de 2011

Prefeitura convoca população de Ibaretama a elaborar o Orçamento Participativo


Por Jackson Perigoso
A importância do processo está na participação do povo na hora de definir as prioridades.
As prefeituras têm até fim do mês de setembro deste ano para elaborar em conjunto com a população os seus Orçamentos Participativos (OP), este é um mecanismo governamental de democracia participativa que permite aos cidadãos influenciar ou decidir sobre os orçamentos públicos, geralmente o orçamento de investimentos de prefeituras municipais, através de processos de participação cidadã.
Em Ibaretama, no Sertão Central cearense, pela primeira vez os seus munícipes poderão sugerir a aplicabilidade dos recursos municipais. Os processos contarão com assembleias abertas em vários distritos e na sede da cidade.

Conforme o Assessor governamental da Prefeitura de Ibaretama, Lúcio Nogueira de Carvalho, o ponta pé inicial acontecerá na Câmara Municipal, no dia 11 de agosto, com inicio às 14h00min. Neste encontro será elaborado um calendário de reuniões para os distritos, no qual os cidadãos debaterão a elaboração do orçamento para o exercício de 2012.
A importância do processo está na participação do povo na hora de definir as prioridades de investimento público, além de favorecer o acompanhamento e o controle externo das contas públicas, aspectos que não são bem vindos por muitos políticos acostumados a controlar o dinheiro público em benefício de uma minoria. A falta de participação popular gera uma política de segregação, criando enormes “bolsões” de pobreza.
Mais Informações:
Rua Padre João Scopel, 53 – Centro
Fone: ( 88) 3439-1055


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: