sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Militantes do MST de Ibaretama integram macha em Brasília


Por Karpegeanne Vieira
Segundo informações, representantes do MST devem se reunir nesta sexta-feira com membros do governo.
Representantes da brigada Lenin Paz II, situada no município de Ibaretama, representaram o assentamento na paralisação realizada pelo movimento MST em Brasília nesta quarta-feira (24), a intenção é garantir que seja incluída na pauta os problemas enfrentados pelo movimento na região do Sertão Central.
Entre as principais reinvindicações do movimento está à negociação com a presidente Dilma Rousseff da dívida dos pequenos agricultores que somada chega perto de R$ 30 Bilhões, além de garantir uma celeridade maior no assentamento de pelo menos 60 mil famílias em todo país.
Segundo informações, representantes do MST devem se reunir nesta sexta-feira com membros do governo para discutir a pauta firmada pelo movimento, segundo o próprio coordenador do MST nacional e da Via Campesina, José Valdir, tudo só depende do governo. “ficaremos o tempo necessário” afirmando ainda que as manifestações devem ser intensificadas.

Enquanto membros do Lenin Paz prestavam apoio e se somavam aos mais de 4 mil em Brasília, outros militantes desembarcaram na capital Fortaleza, onde fizeram mobilização semelhante a de Brasília a fim de pressionar o governo a negociar.
Os trabalhadores cobram ainda medidas contra o fechamento de  escolas no meio rural. Nos últimos oito anos, mais de 24 mil foram fechadas no meio rural, segundo dados do Censo Escolar do INEP/MEC (2002 a 2009), e da Pesquisa de Avaliação da Qualidade dos Assentamentos da Reforma Agrária INCRA (2010).
As mobilizações fazem parte do Acampamento Nacional da Via Campesina, com quatro mil trabalhadores e trabalhadoras rurais reunidos desde segunda-feira no Ginásio Nilson Nelson, em Brasília e ainda milhares de trabalhadores reunidos em mobilizações nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.
Mais Informações:
Assentamento Lenin Paz II
Fazenda Carnaubinha – Ibaretama
Karpegeanne VieiraCorrespondente em Ibaretama
Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: