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quarta-feira, 10 de novembro de 2010

IMPESSOALIDADE E MARKETING PESSOAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Opinião e Ação
Por Getúlio Freitas

"Elegemos alguém que irá administrar nosso dinheiro e ainda se promover em cima dele"

A Constituição Federal, no art. 37, caput, trata dos princípios inerentes à Administração Pública: "Administração Pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência".

Ao pesquisarmos no dicionário Aurélio o temo “impessoalidade”, característica de impessoal, encontramos “que se refere ou não se dirige a alguém em particular, mas as pessoas em geral. O dicionário Houaiss nos diz “que não pertence ou se refere a uma pessoa em particular”. Que brilhantes e sugestivas definições nos dão estes dois dicionários! Mas começamos norteando nosso raciocínio sobre como deve ser a Administração Publica, e acabamos de saber como ela dever ser.

Em incontáveis administrações publicas seja em esfera municipal, estadual e até mesmo às vezes federal, neste Brasil e por que não em Ibaretama em específico, sempre vemos senhores apossarem do nome da prefeitura e atrelarem seus nomes embaixo para levarem o crédito e se autopromoverem em cima do público. Mera esperteza e parasitismo, e muitos acham que é normal haver certa propagando e esta “Prefeitura Municipal de não sei das quantas” e em baixo Prefeito Fulano de tal. Não é sugestivo e bom para o marketing pessoal?

Não se enganem, e veja o processo. Elegemos alguém que irá administrar nosso dinheiro e ainda se promover em cima dele. Seu nome crescerá em cima de nós. Muitos até são mais conhecidos que o próprio nome da prefeitura. Esse parasitismo não tem prazo para acabar. Todo projeto que saia pelo apoio da prefeitura tem que levar o nome do prefeito, senão ele fica zangado, sabe!!! E pode até cancelar a verba do projeto ou fazer corpo mole para ajudar... Que coisa hein, tadinho dele!!! o nome dele tem que sair...ora mais...!

Brincadeiras a parte, bem sabemos que um homem comprometido com o público e com o povo como diria Rubem Alves, meu sonhado mestre, “o político tem que ser aquele que sonha os sonhos do povo...”. Acredito que se apossar do nome da prefeitura e casar ao seu passa longe disso.

Há Senhores Prefeitos, a titulo de informação, a palavra “publicidade” na citação do artigo no inicio do texto, não se relaciona com publicidade e propaganda, e sim tornar público as ações da Prefeitura. O significado é parecido, mas a aplicação é larga e deve ser ética. E nem tudo que é permitido é ético.

Getulio Freitas
Bacharelando em Administração pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Bacharelando em Gestão Ambiental pela Universidade Metodista de São Paulo, Funcionário de empresa Privada e ex Diretor Geral da Associação Serrazul.

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