sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Diretora da escola Cônego participa de seminário em São Paulo

A diretora da Escola Cônego Luiz Braga Rocha, Docéo Freitas Alves, iniciou participação neste dia 25 no seminário  “Como Aumentar a Audiência no Ensino Médio”. O seminário, promovido pelo Instituto Unibanco, visa debater e apontar soluções que auxiliem a diminuição do abandono e evasão durante o Ensino Médio. A ideia do evento é ajudar a identificar e promover as boas práticas que estão trazendo resultados para incentivar jovens no ensino médio ao ingresso, permanência, sucesso e conclusão dos estudos.


Pelo trabalho desenvolvido no Projeto "Família Escola", a Escola de Ensino médio de Ibaretama Cônego Luiz Braga Rocha foi convidada a participar do evento.

A Diretora da unidade estadual embarcou para São Paulo na noite do ultimo dia 24, acompanhada da Coordenadora Pedagógica Dayslandia Fernandes Ribeiro, elas vão falar de ações na escola Cônego que estão diminuindo a evasão escolar, O Cônego ganhou um prêmio do Instituto Unibanco por trabalhar o Projeto "Família Escola" e incentivar ações desse tipo, Palestras, feiras científicas, copa Cônego, reunião e integração dos pais na escola, visita aos estudantes, são algumas das ações desenvolvidas pela escola Cônego Luiz Braga Rocha para motivar os alunos.

O Ibaretamanet tem informações do Seminário que está acontecendo nesse momento em São Paulo, Várias pesquisas foram apresentadas, ontem, o Instituto Unibanco apresentou pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas onde aponta que terminar o ensino médio com 18 anos, ou seja, respeitar o fluxo normal da educação básica não é tarefa fácil no Brasil. Os atrasos já começam no ensino fundamental, fazendo com que apenas 50% dos alunos iniciem a segunda etapa escolar na idade adequada. Desses alunos, somente 47% terminam o terceiro ano sem abandonar, repetir ou atrasar os estudos em pelo menos um ano.

Segundo o pesquisador André Portela Souza, que realizou a pesquisa “Os Determinantes do Fluxo Escolar entre o Ensino Fundamental e o Ensino Médio no Brasil” junto com Vladimir Ponczeck e Bruno Oliva, os outros 53% deixam a escola ou repetem de ano e levam mais tempo para concluir a etapa.

“Esses alunos que não terminam os estudos, mas continuam matriculados, podem ter frequência ioiô. São aqueles que não levam a escola a sério, mas se matriculam, ganham carteira de estudante, recebem desconto no transporte”, analisa a superintendente do Instituto Unibanco, Wanda Engel.

O Seminário “Como Aumentar a Audiência no Ensino Médio” acontece nos dias 25 e 26 de novembro, no Hotel Caesar Business Faria Lima, em São Paulo. A Coordenadora Financeira da escola Cônego informou que as colegas estão voltando para Ceará ainda hoje.

Mais informações:
Escola Cônego Luiz Braga Rocha
(88) 3439 1050

Karpegeanne Vieira
Editor-Chefe do Ibaretamanet.com

0 Comentários: