terça-feira, 16 de novembro de 2010

Quixadá será sede de aterro regional


O protocolo que confirma essa intenção foi aprovado pelos vereadores quixadaenses na sexta, 12 de novembro
Antes da votação, a presidente do Instituto Desenvolvimento de Consórcios, Regina Rego, participou da sessão como convidada da mesa para explicar o funcionamento do consórcio dos municípios para o aterro regional.
O IDC foi licitado pelo Governo do Estado para construir oito aterros, entre estes, o do Sertão Central, composto ainda por Quixeramobim, Choró, Banabuiú, Ibaretama e Ibicuitinga. O aterro ficará localizado em Quixadá por seu tamanho populacional. “O regime de consórcios garante maior transparência e une vários municípios num só objetivo”, afirmou.
Ela também explicou o aterro só receberá lixo que não possa ser reciclado. “Cada município fará sua coleta seletiva e somente os resíduos irão para o aterro”, revelou. Por isso o projeto prevê investimento na conscientização para coleta seletiva e nas cooperativas de reciclagem.
Os vereadores Cí (PSDB) e Audênio Moraes (PT) chamaram a atenção para importância da conscientização da população. “Quixadá é uma cidade universitária com comportamentos de zona rural no trato do lixo”, criticou Audênio. Ele citou como projeto modelo de coleta seletiva o Ecoelce.
O vereador Pedro Baquit (PSDB) expressou sua preocupação com o lixo quixadaense. “Assistimos seguidos incêndios no lixão do município”, afirmou. Já Duda (PSDB) revelou que votará favorável ao Consórcio do Aterro Regional, mas tem dúvidas sobre a eficiência do projeto.
A presidente do IDC, Regina Rego, afirmou que compartilha com o cuidado que o vereador tem porque a correta destinação do lixo traz sérias conseqüências para as gerações futuras. “Temos a certeza que estaremos fazendo o melhor que pudermos para garantir a nossa sustentabilidade”, garantiu.
Ela ainda explicou que o Aterro Regional terá uma vida útil de 20 anos. A implantação será realizada em três etapas. A primeira é a formação do Conselho, a segunda a aprovação do projeto executivo quando será decidido o local de instalação e a terceira a construção sem custos para o município que doará o terreno.
O secretário do desenvolvimento urbano e meio ambiente Joaquim Neto reafirmou a importância do Aterro Regional e explicou que o atual aterro de Quixadá, após a construção das valas, tem a vida útil até 2014.
Mais Informações
Câmara de Vereadores de Quixadá
(88) 3412.2285
www.camaraquixada.ce.gov.br

0 Comentários: