sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Exército brasileiro vai atuar no apoio as operações no Rio

População aplaude a chegada do exército. General não descarta confronto.

Em reunião na tarde desta sexta-feira (26) com os responsáveis pelas forças de segurança do Rio, o general Adriano Pereira Júnior, comandante Militar do Leste, não descartou a possibilidade de o Exército ter que ir para a linha de frente dos conflitos que acontecem na Penha, na Zona Norte da capital fluminense. 
"Estamos indo para a área de conflito. Se formos atacados, não há como não responder. Se tiver que haver confronto, infelizmente, vamos partir para isso", ressaltou o general.
Segundo ele, pelo menos 780 homens já tinham sido deslocados nesta tarde e distribuídos em 40 pontos da região da Penha para fazer a segurança do perímetro. Mais de 60% da tropa é composta por militares que já estiveram no Haiti. Nenhum recruta foi convocado para participar das ações.
Os soldados começaram a chegar por volta das 15h desta sexta ao conjunto de favelas do Alemão e à Vila Cruzeiro, na Zona Norte. Eles fazem parte de um grupo cedido pelo Ministério da Defesa para auxiliar no combate à onda de violência na cidade.
Segundo o coronel Zanan, da seção de comunicação do Comando Militar do Leste, a missão específica dos soldados é cercar e isolar a área do Alemão para que ela seja ocupada. Serão cerca de 800 soldados em mais de 50 viaturas.
Na quinta (25), uma operação policial liderada pelo Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Rio entrou na favela da Vila Cruzeiro, que havia se tornado um reduto de traficantes na Penha. Cerca de cem criminosos fugiram em direção ao Alemão. A operação liderada pelo Bope teve apoio da Polícia Civil e da Marinha, que forneceu blindados.
Com informações do G1

0 Comentários: