sábado, 6 de novembro de 2010

Escola de Quixadá é representada no Acre como exemplo na acessibilidade de alunos


Escola Acessível: vencendo os desafios da inclusão
A Secretaria Estadual de Educação, através da Coordenação de Educação Especial do Acre, realizou nesta quinta, 4, o Seminário Escola Acessível, em que profissionais da educação participaram de uma troca de experiências vivenciadas nas escolas que apostam na inclusão de alunos especiais no ensino regular. Participaram do evento profissionais das escolas vencedoras do Prêmio Experiências Inclusivas em 2010, e representantes do Ministério da Educação.
Os gestores das escolas Raimundo Marques de Almeida, de Quixadá, Sertão Central do Ceará, e da Clarice Fecury de Rio Branco (AC), apresentaram para professores e coordenadores das escolas municipais e estaduais do Acre suas experiências exitosas nos últimos anos com educação especial e os desafios da inclusão, ações que fizeram destas instituições vencedoras de um prêmio nacional.
Para a Secretária de Educação do Estado, Maria Corrêa, a inclusão é um desafio para as escolas e o principal aspecto a ser trabalhado é fazer com que a escola e a família passem a acreditar na capacidade desses alunos. “Temos visto em nossas escolas a coragem de buscar alternativas para superar os desafios da inclusão, em que os professores da rede pública participam de formações que o habilitam a trabalhar com alunos especiais. E o prêmio é um coroamento do esforço do trabalho realizado por várias mãos”, declara a secretária.
O Prêmio Experiências Inclusivas contemplou as escolas com oito mil reais, sob o patrocínio da Fundação MAPFRE/OEI. Os vencedores realizaram uma apresentação da experiência premiada e tiveram a divulgação da experiência em publicação conjunta da Secretaria de Educação Especial - SEESP/MEC e da OEI. Esta é uma realização do Ministério da Educação e a Organização dos Estados Íbero-Americanos, em parceria com a Fundação Mapfre, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME).

0 Comentários: