domingo, 28 de novembro de 2010

População das pequenas cidades fica refém dos veículos alternativos irregulares


Transportes irregulares é quase a única opção para população das pequenas cidades do Sertão Central.
Reféns da ausência de ônibus das grandes empresas, moradores das cidades pequenas tem que se submeterem a única opção que são os veículos de particulares que fazem as linhas entre os municípios de pequenos porte com os de médio de forma irregular. Mesmo sabendo dos danos que por ventura poderão ser causados a única alternativa encontrada pela população são estes tipos veículos.
Um levantamento feito pelo portal Revista Central revela que faltam ônibus de empresas regulares, como é o exemplo da Fretcar Transportes e do Expresso Guanabarapara suportar a demanda na região do Sertão Central.  Para se ter uma idéia as linhas da Guanabara são bem limitadas, vem de Fortaleza, passa em Ocara, Ibaretama, Quixadá, Quixeramobim e Momdaça, essa é a única rota. Observe que as cidades que estão fora deste percurso não recebem a presença dessa empresa, o motivo foi à licitação realizada pelo governo do Estado.
Quem mora em Banabuiu e precisa se deslocar a Quixadá sabe muito bem da real situação, há somente um ônibus saindo às 6 horas e retornando apenas às 18, ou seja, o cidadão teria que ficar todo o intervalo esperando o retorno. Problema como este levam dezenas de pessoas a pegarem os transportes alternativos irregulares. Na última sexta-feira aconteceu um acidente envolvendo um veiculo dessa natureza que estava superlotado vindo de Banabuiú para Quixadá, causando a morte de um passageiro e deixando cinco feridos.
Quem mora no Choró e precisa fazer negócios em Quixadá, é quase autentico o dilema, visto que há um ônibus da empresa Fretcar passando na cidade às 7h30min e retornando somente às 15h30min, diante dos fatos a opção são os transportes alternativos.
A situação de quem mora em Ibicuitinga e precisa ir para uma cidade de maior porte como é o caso Quixadá ou Morada Nova só tem a sua disposição um ônibus também que passa às 6h15min vindo de Morada Nova com destino a Quixadá e retornando às 15h30min. O pau-de-arara é uma das formas mais utilizadas ainda pelos populares.
Diante do exposto, se por um lado os transportes alternativos trafegam de forma clandestina, estes mesmos prestam relevantes serviços a estas pessoas que necessitam da condução de terceiros para chegarem aos destinos almejados. A melhor alternativa possivelmente não seria a proibição, mas uma maior fiscalização para coibir os excessos de passageiros.

Serviços
 Ônibus para as cidades:
 Ibicutinga - Quixadá: 6h15min  
Quixadá- Ibicutinga: 16h30min
Quixadá - Choró: 7h730min
Choró - Quixadá: 15h45min
Banabuiú - Quixadá:  6h
Quixadá – Banabuiú - 18 h

Serviços
Guanabara – Agência Quixadá
3412-2565
Fretcar – Agência Quixadá
3412-2424

0 Comentários: