sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Bairro periférico de Quixeramobim receberá Praça da Juventude


Bairro Pompéia é uma dos mais carentes da cidade e com grandes índices de violência.
A Câmara Municipal de Quixeramobim aprovou projeto de lei do executivo sobre a doação de bem imóvel ao Governo do Estado do Ceará. A área localizada no bairro Pompéia, zona periférica, sediará a Praça da Juventude que será construída pelo governo estadual. O projeto foi votado em regime de urgência, já que o processo licitatório tem prazo a ser obedecido.
 A obra foi anunciada pelo Governador Cid Gomes, em visita ao município no mês de julho. Além de Quixeramobim, outras sete cidades também serão beneficiadas com o projeto: Sobral, Maracanaú, Tauá, Iguatu, Juazeiro do Norte, Ubajara e Jaguaribe. Os recursos totalizam R$ 18.941.240,40 e já estão assegurados pela Caixa Econômica Federal. Cada praça terá aproximadamente sete mil metros quadrados e custará em torno de R$ 2.367.665,05, segundo estimativa do Governo. O projeto também inclui a construção de um ginásio poli esportivo coberto.
Vereadores debatem sobre localização da praça
 O parlamentar Neto Nogueira relembrou momentos da visita de Cid Gomes à Quixeramobim e falou do desejo do Governador de implantar o serviço no bairro mais carente do município. Nogueira sugeriu o Planalto Sabonete, Maravilha e Conjunto Esperança como outras possíveis sedes da Praça da Juventude. Em aparte, o vereador Rômulo Filho, lamentou que muitos bairros não tenham opções de lazer para os jovens. Segundo ele, em alguns locais a única alternativa de lazer são os bares. Rômulo destacou que a implantação da praça representa um ganho incalculável para a população, considerando que o investimento no esporte é uma das políticas públicas mais eficazes no combate às drogas e a criminalidade. Everardo Júnior também participou dos debates e falou de visitas recentes feitas aos locais mencionados. O parlamentar justificou que a Pompéia é o único bairro que ainda não dispõe de nenhum equipamento para a prática de esportes e por essa razão foi o espaço escolhido para sediar a praça. O projeto foi apreciado e teve aprovação unânime da Câmara.

Praça da Juventude
É um projeto do Ministério do Esporte para comunidades com reduzido ou nenhum acesso a equipamentos públicos de esporte e lazer que alia saúde, bem-estar e qualidade de vida a atividades sócio-educativas diversificadas. Atividades que, além do esporte e lazer, incentivam a inclusão digital, a produção cultural e científica, constituindo-se em um espaço de convivência comunitária.
Várias ferramentas estarão disponíveis para a utilização da população: Pista para salto triplo; Pista para salto à distância; Pista para caminhadas; Quadra de vôlei de praia; Área de exercícios; Campo de futebol society; Pista para skate; Teatro de arena; Centro de convivência da terceira idade, com sala de ginástica; Quiosque de alimentação; Vestiários; Arquibancadas; Bebedouros; Grama natural/sintética; Sanitários com acesso para portadores de deficiência; Sistema de iluminação específico para cada pista e Paisagismo.
Maiores Informações:
Câmara Municipal de Quixeramobim
(88) 3441.0043

Ana Gabrielly Frutuoso
Correspondente da Revista Central
Acesse também: Sertão Agora

0 Comentários: