sábado, 20 de novembro de 2010

Deputado quer atuação da PF no combate a pistolagem em Mombaça


A organização criminosa explora caça-níqueis, faz lavagem de dinheiro e trafica drogas.
O deputado Edson Silva (PSB) propôs, na manhã desta sexta-feira (19/11), que a Polícia Federal atue no combate aos chamados crimes de pistolagem ocorridos no município de Mombaça. Segundo ele, nos últimos quatro anos, mais de 20 pessoas foram fuziladas e mortas em crimes com características bem parecidas. “Esses crimes estão conectados com uma organização criminosa de São Paulo”, afirmou.

Ele informou que o Conselho Estadual de Segurança do Estado recebeu, na última terça-feira (16/11), uma comissão da Arquidiocese, com a presença do bispo de Iguatu, dom João José; e o promotor de Mombaça, Guilherme Lima Soares para discutir o assunto. “Esta comissão pediu ao governador Cid Gomes que ele determine ao secretário de Segurança Pública, Roberto Monteiro, uma medida urgentíssima para brecar as execuções”, disse.

De acordo com o deputado, a organização criminosa explora caça-níqueis, faz lavagem de dinheiro e trafica drogas. “Pela qualificação dos crimes, pedimos o apoio da Polícia Federal para que as investigações avancem e as apurações tenham um amparo maior”, pontuou.

O parlamentar ressaltou, ainda, que a população de Mombaça passa por momentos de aflição com os crimes praticados no município. “E o mais preocupante é que, além das 20 assassinadas, há uma lista com outras pessoas marcadas para morrer”, ressaltou.

Segundo Edson Silva, também há indícios de que a organização criminosa seja responsável por assalto a bancos em cidades do Interior, com a participação de policiais. “O Diário do Nordeste publicou matéria mostrando que dois soldados da PM fazem parte de um grupo criminoso que pratica assaltos a bancos. Eles são mais bandidos do que os bandidos, pois deveriam ser os homens da lei”, comentou.

Em aparte, o deputado Carlomano Marques (PMDB) lembrou que, em 1986, quando o então governador do Estado era Tasso Jereissati, houve um grande combate ao crime de aluguel. “Tasso desmantelou o sindicato do crime no Ceará”, disse, acrescentando que, hoje, tem havido a banalização do crime. “A sociedade vai ficando adormecida, não reage e estamos vivendo num caos, com armas pesadas, com tráfico de drogas e grupos de extermínio”, observou.

Para Carlomano, a segurança pública só pode ter eficiência com a adesão da sociedade, que deve colaborar com a inteligência da polícia. “Caso contrário, nada poderá ser feito. A concorrência é muito desleal. Enquanto existem 100 bandidos, só há um homem da inteligência da polícia para tentar desviar o curso maligno dessa história”, frisou. 

Edson Silva concordou com Carlomano sobre o combate ao crime de pistolagem que foi feito no Ceará durante o governo Tasso. “Mas não podemos deixar de destacar o esforço e os investimentos do governo de Cid Gomes para combater este tipo de crime”, avaliou. Já o deputado Ely Aguiar (PSDC) reconheceu o esforço do atual secretário da Segurança Pública e Defesa Social para afastar os maus policiais. Ely disse que “foi feito um levantamento que mostra que 300 policiais no Ceará estão envolvidos em crimes”, informou. 

Coordenadoria de Comunicação Social

0 Comentários: