domingo, 4 de setembro de 2011

A Palavra de Deus no Ibaretamanet: Evangelho Segundo Mateus (Mt 18, 15-20)


Olá amigos leitores, todo domingo teremos a Palavra de Deus no Ibaretamanet, essa coluna vai trazer sempre o Evangelho e a reflexão feita pelo Editor-Chefe do Ibaretamanet Karpegeanne Vieira, lembramos aos membros de Igrejas (Católicas ou Evangélicas) que este espaço estará aberto para aqueles que quiserem também refletir a palavra de Deus é só entrar em contato com nossa redação com antecedência ou deixar comentários no nosso boletim.

O Ibaretamanet cria mais um espaço de opinião, desta vez incluindo as religiões de nosso município, espera-se que gostem deste novo espaço que trará um norte para os mais generalizados problemas através da reflexão do Evangelho.


EVANGELHO (Mt 18, 15-20) – AJUDANDO AO PRÓXIMO
Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15"Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou aí, no meio deles". Palavra da Salvação!

COMENTANDO O EVANGELHO (Por Karpegeanne Vieira)

O texto do Evangelho de hoje figura no contexto do “sermão sobre a comunidade”, neste texto pode-se destacar a especificidade de orientação da vida na Igreja. A correção fraterna destacada no texto é tida como essencial para o crescimento do ser para a vida em comunidade.

Ao passo que deixa claro que a correção fraterna é necessária o Evangelho destaca que devemos primeiro tomar consciência que o ato de corrigir o nosso irmão é uma responsabilidade nossa. “Vai!” é um imperativo que nos interpela a chamar a responsabilidade para si, o não cumprimento deste chamado é um erro grave, pois nos omitimos no socorro do nosso irmão que vive em comunidade na mesma ordem que nós “seres amados pelo mesmo Deus”.

Aqui existe a clara preocupação do resgate daqueles que já não vivem em comunidade, pois foram separados pela força do pecado, por isso é feito todo um caminho para o resgate, o mais interessante é que o caminho a ser seguido por nós é de uma forma respeitosa, sem exageros, com responsabilidade e muito amor. Primeiro é feito o chamamento pessoal para que nosso irmão seja poupado do vexame público, depois com algumas testemunhas e por ultimo perante a comunidade e a Igreja para que o mesmo admita perante a autoridade da Igreja seus atos e submeta-se a correção.

Fica claro o papel mediador de cada de nós e da própria Igreja, não vivemos sozinhos, vivemos em comunidade e necessitamos uns dos outros para vivermos a nossa fé.

Se cumprirmos direitinho o nosso papel para que exortemos nosso irmão para não deixarmos permanecer no erro, estamos cumprindo uma das etapas mais importantes destacadas pelo Evangelho de hoje, a correção fraterna com amor e respeito, se mesmo assim, ele insiste no erro, tu tens feito a tua parte e Cristo já viu teu esforço para a construção do Reino de Deus aqui na terra.

Por fim, se cumprirmos direitinho nosso chamado de exortar nosso irmão, direcioná-lo para o caminho certo, ai sim, a Igreja estará fazendo seu trabalho de edificação do Reino de Deus e desempenhará o seu papel de mediação da boa nova de Jesus Cristo.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: