terça-feira, 27 de setembro de 2011

Fogo destrói matas e capineiras em Quixadá


Por Jackson Perigoso
Quixadá necessita de uma unidade do Corpo de Bombeiros.
Um fogo que surgiu nas margens da BR – 122, ao lado da entrada do aeroporto de Quixadá, no Sertão Central cearense, destruindo matas e capineiras e causou medo a populares. A fumaça tomou conta do céu deixando muitas famílias residentes nas proximidades, temerosa pela velocidade com que se alastrava o fogo e o volume de fumaça que cobriu boa parte do bairro Alto São Francisco, um dos maiores de Quixadá.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – Seduma, foi acionada por populares, que deslocou homens e equipamentos para tentar conter o fogo. O Corpo de Bombeiros também foi acionado, mas infelizmente a única viatura da unidade, que fica em Quixeramobim, está quebrada, assim informou lamentando o Cabo Gilberto que atendeu a ligação do Secretário de Urbanismo, Carlos Augusto.
Populares que presenciavam a cena lamentavam não poder fazer nada ou quase nada, pois o vento forte aumentava rapidamente as chamas no capim, não permitindo a aproximação das pessoas. José Jerônimo do Carmo, de 53 anos, disse lamentar por não ver a presença de órgãos como a Semace, Corpo de Bombeiros para ajudar a apagar o fogo, no entanto, quando um agricultor queimava uma pequena coivara para ganhar algum dinheiro, aparecia um monte de autoridades proibindo, reclamou o sertanejo.
Segundo ainda o Secretário de Urbanismo, ao ser informado que a viatura estava quebrada, foi orientado a ligar para o número 0800-618080, sendo surpreendido por ser o telefone da ouvidoria do IBAMA, não sendo atendido por ninguém, pois só música tocava enquanto estava conectado. Do IBAMA, quem esteve presente foi o Sr. Cleber, que também lamentou o episódio, pois já havia ligado para o seu chefe, que estava em outra ocorrência na região do Sertão Central cearense. A equipe do portal Revista Central ouviu a versão de três homens, José Pinto, Paulo Pereira e Eudes Brasileiro, que afirmaram categoricamente, “geralmente fogo iniciando na beira da pista, com certeza foi ponta de cigarro que jogaram, embora não sendo maldosamente”, pontuaram.
De acordo com informações veiculadas recentemente na imprensa local, em Quixadá será instalado uma unidade do Corpo de Bombeiros, que terá como sede, o antigo prédio do extinto Tiro de Guerra, que já foi disponibilizada pela prefeitura. Não resta dúvida que as autoridades do município e do Estado têm que acelerar o processo de instalação do Corpo de Bombeiros em Quixadá, para atuar em situações como essa, mas com um detalhe, a viatura funcionando.
 Mais Informações:
Corpo dos Bombeiros em Quixeramobim
Contato: (88) 3441-1350
PrevFogo: (88)3414-0605
Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente –SEDUMA
Rua Juscelino Kubitschek – Alto São Francisco
(88) 3414-4670


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: