terça-feira, 6 de setembro de 2011

Documentário sobre uso do agrotóxico é lançado hoje em Fortaleza

Por Karpegeanne Vieira

Turmas do ProJovem Campo de Ibaretama seguem em caravana e participam do lançamento do documentário.

 “O veneno está na mesa”, documentário do cineasta Sílvio Tendler que traz à tona a discussão sobre o modelo de produção de alimentos no Brasil, será lançado em Fortaleza, nesta terça-feira, 06. O filme mostra os danos gerados pelo uso de agrotóxicos à saúde da população e ao meio ambiente. Alertando para o fato de que o Brasil é o maior consumidor de agrotóxicos no mundo, discute como o modelo de desenvolvimento que tem sido adotado no país beneficia grandes empresas transnacionais, como a Monsanto, Syngenta, Bayer, Dow, DuPont, dentre outras, em detrimento da agricultura familiar.


Após a exibição, haverá um debate com a participação de Tendler; da integrante da Via Campesina, Loudes Vicente; e da professora do Departamento de Saúde Comunitária da UFC e coordenadora do Núcleo Tramas (Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade), Raquel Rigotto. Lourdes apresentará a Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que objetiva ampliar o debate sobre o uso de agrotóxicos no Brasil, articulando ações que fortaleçam a agricultura camponesa e a produção de alimentos saudáveis. Pretende-se que, a partir desta terça, a campanha ganhe força também no Ceará. 

Raquel Rigotto abordará a problemática dos agrotóxicos no Ceará, especialmente na Chapada do Apodi, onde grandes empresas de fruticultura usam intensamente esses químicos, inclusive através da pulverização aérea, contaminando o meio ambiente e até a água usada para consumo humano. Tratando da realidade local, em seguida será apresentado o curta “Sucata de Plástico”, da produtora Nigéria Filmes, que retrata a prática diária dos trabalhadores de uma usina de reciclagem em Quixeré, interior do Ceará, que manejam material contaminado por agrotóxicos.

Para Edinaldo Calixto, a participação dos jovens de Ibaretama no lançamento destes documentários, trará uma visão mais apurada do mal que é causado pelo uso desordenado de agrotóxico na produção de alimentos agrícolas, Ibaretama tem sido destaque no Ceará pelas ações desenvolvidas pelo ProJovem Campo, bem como na participação de eventos que levam um grande conhecimento aos jovens atendidos pelo projeto.

O evento acontece hoje, a partir das 19 horas no auditório Rachel de Queiroz, na Avenida da Universidade em Fortaleza e a entrada é gratuita.


Saiba Mais

Sinopse: “O veneno está na mesa”

O Brasil é o país do mundo que mais consome agrotóxicos: 5,2 litros/ano por habitante. Muitos desses herbicidas, fungicidas e pesticidas que consumimos estão proibidos em quase todo mundo pelo risco que representam à saúde pública. O perigo é tanto para os trabalhadores, que manipulam os venenos, quanto para os cidadãos, que consumem os produtos agrícolas. Só quem lucra são as transnacionais que fabricam os agrotóxicos. Por isso, a idéia do filme é mostrar à população como estamos nos alimentando mal e perigosamente, por conta de um modelo agrário perverso, baseado no agronegócio.

O filme mostra ainda uma pesquisa realizada com 62 mulheres no Mato Grosso, que revela que todas as 62 tinham agrotóxico no leite. Apresenta alternativas ao atual modelo de produção, como a história de um pequeno agricultor e a experiência da Argentina, onde a presidenta Cristina Kirchner abriu investigação oficial sobre o impacto dos agrotóxicos na saúde. A película também traz dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que mostram que, em 2009, 30% de cerca de 3 mil produtos analisados traziam níveis acima dos toleráveis de agrotóxicos.

Serviço:

Lançamento do documentário “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler, e do curta “Sucata de Plástico”, da produtora Nigéria Filmes.
Data: 06 de setembro, 19h.
Local: Auditório Rachel de Queiroz (Av. Da Universidade, 2762. Benfica)

Mais informações:
Camila Garcia – (85) 88188267
Mariana Maia –(85) 87105628




Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: