sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Prefeito de Santana do Cariri pede licença, é cassado por vereadores e filho assume

Santana está encravado na Chapada do Araripe com cerca de 20 mil habitantes.
Segundo Câmara Municipal, Jesus Werton 'abandonou cargo' ao se ausentar por prazo superior ao permitido
Os vereadores do município de Santana do Cariri, localizado na região do Cariri, a 508 quilômetros de Fortaleza, cassaram nesta quinta-feira (15) o mandato do prefeito Jesus Werton (PSDB).
Segundo a presidenta da Câmara Municipal, vereadora Ana Machado (PSL), o prefeito teria tirado licença e deixado no poder seu filho, o vice-prefeito Geraldo Werton, sem a permissão dos vereadores. Ele nega que tenha abandonado a função.

Os vereadores de oposição que votaram pela cassação do prefeito alegaram que ele só poderia se licenciar sem a autorização dos vereadores por, no máximo, dez dias. A presidenta da Câmara afirmou que Werton encaminhou um requerimento ao legislativo para se afastar por 30 dias, mas teve o pedido negado, mas mesmo assim o chefe do executivo teria se ausentado das funções, deixando o filho em seu lugar.
O prefeito nega. Ele disse à reportagem  que nunca passou mais de dez dias consecutivos longe de seu gabinete e que tem todas as atas para provar isso. Werton reconheceu que se ausenta com frequência, mas sempre para cumprir agenda em Fortaleza ou Brasília. “Precisei ir a Fortaleza, passei, voltei e reassumi. Teve marcha dos prefeitos, tornei a passar o mandato, depois reassumi de novo. Sempre que vem um convite a participar de algo na Assembleia Legislativa, eu vou”, contou.
Werton já está no quarto mandato como prefeito e, quando não disputou eleição, elegeu seu candidato. Ele poderia disputar a reeleição em 2012, mas resolveu se aposentar e passar o bastão para o filho, seu vice-prefeito. Do outro lado, a presidenta da Câmara, que pediu a cassação do prefeito, também já lançou sua irmã como pré-candidata a prefeitura. “Em maio me afasto e ele assume. Vai concorrer. O grande problema deles é esse”, argumentou Werton.
Santana do Cariri é um pequeno município encravado na Chapada do Araripe com cerca de 20 mil habitantes. O lugar tem um dos principais sítios arqueológicos do Brasil e conta com um museu dedicado a paleontologia.
Com informações do portal iG.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: