Compre Agora

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Faculdade em Quixeramobim cria queijos com ervas do sertão

Hortelã e marmeleiro são alguns dos novos condimentos dos queijos.
Professores e alunos da Faculdade de Tecnologia de Alimentos de Quixeramobim desenvolveram queijos condimentados com ervas do sertão. A produção de leite e derivados é uma das vocações econômicas da cidade de Quixeramobim, agora combinada com a riqueza de plantas do semiárido. ''Há as ervas finas do oriente e por que não as ervas finas do sertão? Nossa hortelã, ciriguela, marmeleito, alfavaca cravo. A riqueza da caatinga é justamente o teor fitoterápico das plantas'', diz a diretora da escola Alzenira Saldanha.

“Sabor picante passando para o exótico”, diz a professora Ambrosia Maria Costa, sobre o sabor do queijo com marmeleiro. “Professores e alunos têm potencial alto de desenvolver produtos diferenciados e com a qualidade sertaneja que é boa demais'', afima a professora.

Negócio
O empresário José Antunes produz mil litros diários de queijos light que levam alho, salsa ou cebola. “São queijos para degustação com algum tipo de bebida'', diz Antunes. As ervas desidratadas são misturadas à massa depois da pasteurização e da coagulação e antes de o queijo para a forma e ser resfriado. São vendidos para bifês e supermercados. “As ervas agregam 12% ao valor do queijo'', afirma Antunes.
Com informações do G1 Ceará / com adaptações.


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...