quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ibaretama sedia um dos maiores eventos esporte-educativo do Sertão Central


Por Karpegeanne Vieira

Quatorze escolas participam do evento este ano.

A Escola de Ensino Médio Cônego Luiz Braga Rocha, Ibaretama-CE estará realizando nestes dias, 07, 08, 09 e 10 de dezembro, a VII Olimpíada Estudantil, considerado um dos maiores eventos para estudantes do Sertão Central. A escola pertence a 12ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE 12. O evento objetiva, entre outras coisas, desenvolver o protagonismo juvenil dos alunos da região em especial do Município de Ibaretama, através das diferentes atividades esportivas que serão realizadas.

Segundo a diretora da escola, Professora Docéo Freitas Alves, todos estão engajados no projeto e as responsabilidades são divididas entre Núcleo Gestor, Professores, funcionários e alunos da escola que sedia este evento grandioso.


 “A Olimpíada é um momento ímpar em que os que estão envolvidos, direta e indiretamente podem vivenciar momentos de formação ética, cidadã, moral, que proporcionam o crescimento humano individual e coletivo de cada participante. É o resultado de um trabalho coletivo comprometido de todos que fazem esta escola, bem como fruto do amadurecimento resultado da experiência vivenciada com este evento nos últimos anos” complementou a professora Docéo Freitas.

Tradicionalmente conhecida como Copa Cônego, o evento reúne escolas dos municípios de Quixadá, Ibicuitinga, Ibaretama e neste ano conta com uma escola de Ocara, Maciço de Baturité. Conhecida por sua organização, a escola Cônego recebe cerca de 800 alunos para participar nas mais diversas modalidades esportivas.

Participação da Comunidade
As mais diversas modalidades esportivas, Futsal, Vôlei, Atletismo e atividades culturais podem ser acompanhadas pela população, o acesso a quadra de esportes é livre e gratuito, os alunos/atletas são os únicos a ter acesso as dependências da escola.

Na torcida estão muitos pais de alunos e pessoas vindas de outros municípios para acompanhar o evento que durante quatro dias movimenta a sede do município de Ibaretama, escolas municipais também participam do evento e competem diretamente com escolas estaduais participantes do evento.

Maior número de escolas participantes
A cada ano que passa o evento conta com maior numero de escolas participantes, este ano 14 escolas confirmaram presença no evento. Estima-se que pelo menos 1.200 pessoas estejam envolvidas nas atividades entre alunos/atletas, professores, e organizadores.

Adiamento
Tradicionalmente a escola realiza o evento no mês de setembro, este ano além da escola está passando por reformas a greve de professores que ocorreu no mês de agosto fez com que o evento fosse adiado para o mês de dezembro. Segundo os organizadores o evento permanece com suas características e deve cumprir sua meta que é a integração de jovens de escolas diversas.

Participantes
Este ano as escolas participantes são as seguintes:

Quixadá
Colègio Estadual Coronel Virgílio Távora
Escola César Cals
Escola Padre Vicente
Escola Abraão Baquit

Ibaretama
Escola Cônego Luiz Braga Rocha – (Anfitriã)
Escola Francisco José de Freitas (Oiticica)
Escola Pedro Duarte Celestino (João Gonçalves)
Escola Luís Correia Lima (São Francisco)
Escola Pedro Alexandre Valentim (Nova Vida)
Escola José Gustavo de Queiroz (Piranjí)
Escola Raimunda Emília de Lima (Sede)

Ibicuitinga
Escola Enéias Ferreira
Escola Maria Edilce

Ocara
Escola Almir Pinto

Mais informações:
Escola Cônego Luiz Braga Rocha
Rua Pe. João Scopel
Fone: (88) 3439 1050


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: