sábado, 29 de janeiro de 2011

Opinião: Crato sofre com enchentes

Por Dihelson Mendonça

Realmente, nossa cidade tem sido castigada com inundações na época de "inverno", e a saída para isso é bastante clara: A Construção de reservatórios de água com diques antes de chegar na cidade.

Consta no PRU - Plano de Requalificação Urbana um projeto arrojado feito por engenheiros, a solução definitiva para o problema das encghentes no Crato, que é a construção de até 7 reservatórios com comportas. Quando houver uma chuva forte, fecha-se as comportas de todos os reservatórios, ou mantêm-se num nível aceitável que não permita inundação. Se o primeiro reservatório encher totalmente, passa-se para o segundo, e assim sucessivamente. É praticamente impossível alguma chuva que fosse encher todos os 7 reservatórios, porque o volume de água de cada um deles foi calculado pelos engenheiros e técnicos e as medições do volume de água das maiores enchentes que já tivemos na cidade.

Enquanto não se realizar esse projeto, o Crato sofrerá com enchentes.

Consultado sobre o assunto, o Prefeito Samuel Araripe diz que esse projeto é uma das prioridades da sua administração, mas o município precisa de mais recursos para realizá-lo, uma vez que no Crato os recursos do próprio município, e os conseguidos com o Banco Mundial, Governo Federal e Governo Estadual, já estão destinados a obras em andamento de igual importância, como o projeto de urbanismo da Encosta do Seminário com uma grande avenida que irá integrar o lado sul da cidade passando pelo seminário e chegando até a "Asa" com a solução do problema das voçorocas que põe em perigo moradores do seminário ( quando serão talvez construídas mais de 100 novas casas a fim de remanejar as famílias em situação de risco ou por onde a avenida irá passar ); Saneamento Ambiental; Aterro Sanitário Consorciado e com Usina de reciclagem do Lixo; Reformulações nas praças principais do Crato; Patrulha mecanizada; Restauração de todos os Museus - locais físicos - ( bem como com a restauração já em andamento do acervo dos museus do Crato, e a construção do Museu de Arte Moderna no Centro Cultural do Araripe ); Restauração do Sítio Caldeirão de modo a torná-lo um polo de turismo, cultura e história; Asfaltamento das outras ruas esburacadas do Crato, que ainda são muitas; Construção do Shopping Popular do Crato ( Que irá resolver o problema do atual camelódromo, que considera aquilo um barril de pólvora ); Programa Moradia Legal ( com a construção de casas de alvenaria para os moradores que ainda hoje moram casas de taipa com o repasse das escrituras aos moradores. ), além de outros projetos que já estão em andamento.

Em minha minha modesta opinião de morador dessa cidade, mas sabedor dos esforços que têm sido feitos no sentido de resolver os outros problemas, creio que a administração deveria colocar o projeto da construção dos reservatórios como prioridade. Evidentemente que esse projeto é um dos mais caros, e a sua realização demanda milhões de reais, o que consumiria os recursos para outros projetos. Mas é preciso então que o prefeito e os "nossos" deputados batalhem ainda mais para GARANTIR esses novos recursos para essa obra, uma vez que as outras não podem parar, mas também o Crato precisa resolver definitivamente o problema das enchentes que desde os nossos ancestrais atrapalha a vida dos Cratenses.

Dihelson Mendonça
Blog do Crato

0 Comentários: