quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Inclusão digital tira comunidades rurais do anonimato em Ibaretama.

Internet Banda Larga GRATUITA faz usuários de todas as idades desbravarem o mundo!

A realização de um sonho que parecia impossível, internet aqui era até pouco tempo, artigo de luxo, em Ibaretama são poucos que têm acesso a esse tipo de serviço, na própria sede, o uso ainda é muito pequeno, mais o que era tido como algo distante tornou-se realidade no Distrito de Nova Vida a 52 km da sede de Ibaretama.

O Distrito de Nova Vida tem concentrado na sua sede pouco mais de 72 famílias, comunidade rural de baixa renda, sua renda vem da agricultura de subsistência e dos benefícios sociais do Governo Federal, o pequeno distrito sempre enfrentou problemas por ser o mais distante da sede e possuir difícil acesso principalmente no período da quadra chuvosa.


Com o passar do tempo esses problemas foram sendo minimizados, mais ainda assim, a dificuldade de comunicação é muito grande, tudo isso vem sendo amenizado com o Projeto Casa Digital do Campo do Governo Federal.
O Distrito recebeu em 2010 a implantação do projeto que visa tirar a população do campo do anonimato digital, desde que foi implantado o projeto em Nova Vida, grandes avanços já foram notados pela população.

Juventude empolgada, as redes sociais que se ouvia falar somente na televisão agora é uma realidade, os jovens podem criar orkut, msn, e-mail dentre outras utilidades que fazem dos mesmos pessoas mais ligadas aos acontecimentos do seu município do Brasil e do mundo.

COMO FUNCIONA
O Projeto Casa Digital do Campo, chegou ao distrito por uma ação dos Territórios da Cidadania coordenado pelo Instituto Agropólos. Para implantação do projeto foi necessário que uma associação local assumisse o compromisso de disponibilizar o local e apoio inicial, em Nova Vida a Associação dos Pequenos e Médios Proprietários Rurais de Nova Vida e região cedeu um espaço para instalação dos equipamentos.

A gestão é compartilhada, 12 são os gestores que coordenam o trabalho, ao todo 40 membros voluntários alternam para manter a casa aberta de segunda a sábado nos três turnos, manhã, tarde e noite.

A internet é fornecida gratuitamente para a população, os gestores não podem sob qualquer alegativa cobrar qualquer taxa mesmo que simbólica.

DIFICULDADES
Apesar de a gestão ser compartilhada com a comunidade, as maiores dificuldades estão em manter a Casa do Campo funcionando, a energia elétrica tem um consumo alto e os gestores têm que fazer bingos, rifas dentre outras para efetuar o pagamento da conta.
A casa pode firmar parceria para as despesas de funcionamento com empresas e/ou órgãos públicos municipais para garantir o serviço. No caso de Nova Vida até agora nenhuma parceria foi firmada.

Outra dificuldade é o uso por parte da população, segundo José Arimatéia coordenador da casa na comunidade a população ainda não aprendeu a usufruir o bem que tem a sua disposição. Recentemente a casa encontra-se em dificuldade para pagar as despesas com eletricidade, segundo Arimatéia a Prefeitura foi procurada mais alegou não ter recursos destinados para esse fim.

NOVAS CASAS DIGITAIS
O Governo Federal e o Governo do Estado já liberaram mais 6 Casas Digitais do Campo para o município de Ibaretama, em breve outras comunidades de Ibaretama terão internet a sua disposição, o projeto deve funcionar nos mesmos moldes de Nova Vida.

Com a chegada dessas novas casas digitais irá aumentar significativamente o numero de usuários da internet no município, com isso deve crescer o numero de acesso à redes sociais como blogs em Ibaretama, isso pode incentivar uma nova geração mais consciente e crítica com uma cultura bem mais voltada para os grandes problemas sociais.

Mais informações
Associação dos Pequenos e Médios Proprietários Rurais de Nova Vida
Nova Vida – Ibaretama
(88) 3439 4001

0 Comentários: