sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Aftosa: vacinação atinge apenas 16% do rebanho em Ibaretama


Por Karpegeanne Vieira

Os dados do Sertão Central são muito abaixo do esperado. Campanha não será prorrogada.

Faltando apenas sete dias para o encerramento da segunda etapa da campanha contra a febre aftosa em todo o estado, somente 16% do rebanho de Ibaretama estão vacinados. A cobertura vacinal precisa ser feita dentro do prazo ou serão aplicadas multas de R$ 14,00 por cabeça, além disso, o produtor fica impedido de circular com animais fora de sua propriedade.

Os dados foram repassados hoje, pelo escritório regional da Ematerce, além de Ibaretama outros municípios estão com vacinação muito baixas, Choró 23%, Banabuiu 19% e Quixadá atinge os 28% do rebanho vacinados.


O Estado do Ceará está com apenas 28% do rebanho imunizado, segundo relatório da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI), divulgado ontem, cerca de 700 mil cabeças, de um total de 2,5 milhões, estavam com vacinação declaradas.

Técnicos acreditam que a baixa mobilização é preocupante, o estado anunciou que não prorrogará o prazo que se encerra na próxima quarta-feira, com o fim do prazo acaba o benefício de disponibilização da dose com o preço de R$ 2,00 a unidade, e o produtor é multado.

O técnico Soares, Ematerce, disse que o órgão está mobilizando os produtores, são feitas constantes reuniões e os meios de divulgação a exemplo do rádio estão sendo usados para mobilização, em Ibaretama já foram feitas várias reuniões, hoje mesmo deve ser lançadas mais quatrocentas declarações o que deve melhorar a situação de Ibaretama.

Técnicos acreditam que muitos produtores vacinaram seu rebanho e ainda não fizeram suas declarações, no estado do Ceará a 13 anos que não se registra um caso da doença. Os produtores que não vacinarem seus animais serão notificados para realização da vacinação assistida, além da aplicação de multa e o impedimento de mobilidade do animal.

Mais Informações:

Ematerce
(88) 34451059

Adagri
(88) 3412 1177


Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: