Compre Agora

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Profetas preveem quadra invernosa normal na região do Sertão Central

Por Jackson Perigoso

Durante o encontro o Programa Censura Livre, entrevistou vários profetas e autoridades ao vivo.

O XVI encontro dos Profetas Populares reuniu 35 'cientistas' no último sábado, 14, no Parque de Exposições da Associação dos Criadores de Ovinos e Caprinos do Estado do Ceará –Acocece, eles tranquilizaram os sertanejos ao garantirem que em 2012 a quadra invernosa será regular, sem muitas enchentes. As previsões desses homens fazem partem de um ritual históricos transmitido de várias gerações.

Alguns profetas garantem que o inicio das chuvas será ainda em janeiro, Erasmo Barreira, como um dos mais experientes, faz seus diagnósticos do cupim, formigas e insetos, garante que o homem do campo pode plantar ainda este mês que não perderá a safra.  Afirmou ainda que não haverá enchentes de grandes proporções. “Mas que só em março a situação ficará melhor”.
Luiz Gonzaga, veio da cidade de Camocim e por meio de um método estranho, faz questão de dizer que não é profeta popular. Disse que em sua residência há uma estação meteorológica e que o melhor momento para uma previsão seria a partir do dia 20 de fevereiro, mesmo assim disse que choverá menos do que no ano anterior. Seus prognósticos é atraves de uma Zona de Convergência do Oceano Atlântico, por meio de 20 indicadores.

Antônio Lima, morador do distrito de Custodio, guarda consigo uma tradição e já ensinou Katarina Alves, sua filha de 16 anos. Para os dois, a estação chuvosa também será regular, mas em determinado momento choverá forte e possivelmente terá enchentes.  Suas analises empíricas são baseadas em vários momentos do ano e também através de insetos. 

O profeta Renato Lima de Sousa é um dos mais pessimistas, por meio de um cupim se diz preocupado, “sinceramente este ano será de seca, não consigo ver um bom inverno”. 

Matéria Relacionada 
16º encontro dos ‘Profetas da chuva’ será realizado neste sábado em Quixadá
Segundo o ex-secretário de Recursos Hídricos do Ceará, Hipérides Macedo contou que na China evento dessa natureza é oficial do governo, “eles usam dois métodos os dos saberes popular e do conhecimento científico”. O XVI encontro dos Profetas Populares reuniu pessoas de vários locais, de Fortaleza veio o funcionário Público Federal aposentado, Nilton de Sousa, 73 anos, “ao saber do evento resolvi matar a curiosidade, queria saber como eles fazem as previsões”. Professores e alunos universitários estiveram presentes ao evento. 

Nenhum cientista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos –Funceme participou do evento. O secretário de Agricultura do Ceará, Nelson Martins disse que todo saber é importante, e que não se deve descartar esta sabedoria histórica. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta também segue a mesma linha, “todo saber deve ser preservado”. O idealizador João Soares comemorou mais um encontro, “foi um dos melhores”.  

O radialista Wanderley Barbosa, o médico Ricardo Silveira, João da Sapataria e tantos outros receberam homenagens. Estiveram ao evento os secretários municipais Helano Bezerra, Carlos Augusto Vitorino, o vice-prefeito Airton Buriti, tesoureiro da Ematerce Cristiano Góes, o prefeito de Jaguaretama Afonso Cunha Saldanha –Bena, além de outras autoridades.

Durante o encontro do Programa Censura Livre, vinculado ao portal Revista Central em parceria com a Rádio Monólitos entrevistou vários profetas e autoridades ao vivo.
Confira as fotos da cobertura do evento registradas por Chico Javali  Jackson Perigoso
Jackson Perigoso
Reportagem
Chico Javali
Foto

Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

Nenhum comentário:

::: NOSSOS VÍDEOS

Loading...