domingo, 29 de janeiro de 2012

"Artistas do Sertão": A vida de Luis Gonzaga dos Santos - O Nonô

Por Fernando Ivo
Filho de família humilde, sua mãe a Sra. Maria Paulino dos Santos e seu pai Raimundo Marques dos Santos, agricultor e também tocador de 8 baixos.
Nonô nasceu em 22 de julho de 1953 na fazenda Umari, distrito de São José da Macaoca, município de Quixeramobim, hoje denominado município de Madalena. Começou a tocar sanfona aos 15 anos, e atualmente com 58 anos ainda mantém o verdadeiro forró em seus acordes aonde vem animando pessoas de todas as idades. Com 43 anos de profissão, Luiz Gonzaga dos Santos é casado com a sra. Maria das Graças dos Santos, dessa união nasceram cinco filhos, dos quais vem mais um incentivo para manter sua profissão. Contando com o apoio de seus fãs e amigos, Nonô passou por muitas dificuldades para chegar até os dias atuais, sempre sendo um cidadão responsável procurou manter sua profissão mesmo com o pouco estudo. A mais de oito anos mantém na rádio Difusora Cristal o programa “Crepúsculo Sertanejo” que acontece todas as tardes de segunda à sexta-feira de 16h00min às 18h00min.

Em relato a nossa reportagem, disse que no começo da profissão tinha que aprender as melodias das músicas somente através do rádio, ao qual ficava aguardando a canção ser tocada para tentar aprender e executá-la com perfeição. Por muitas vezes se manteve com o ouvido coladinho no rádio de pilha aguardando a música ser tocada. Antes de possuir a sua própria sanfona, o amigo Mário Araújo, que era afinador de sanfona, emprestava os acordeões para o ainda garoto tocar.  Sua primeira participação foi em um evento às vésperas de São João na localidade de Várzea Cumprida, no município de Madalena. O Forró aconteceu na casa do Sr. Serafim Marques onde pagou o primeiro cachê ao sanfoneiro. A primeira sanfona foi uma de 48 baixos a qual foi utilizada no forró. O instrumento foi presente do seu irmão Paulo Marques dos Santos. Quando recebeu o presente o mesmo estava com uma felicidade gigantesca, quando escutou do sanfoneiro Raimundo Carlôto que teria que procurar uma sanfona maior como uma de oitenta baixo que o ajudaria no melhor aprendizado, pois a sanfona que possuía não tinha o baixo de sétima a que lhe atrapalharia na aprendizagem.
Em 1981 Nonô veio para a cidade de Quixeramobim, onde formou uma banda com o nome de “Nonô e seus caçulas” que durou até 1991 animando festas por todo o Ceará. No ano de 1984 realizou o seu grande sonho que foi tocar ao lado de Luiz Gonzaga na cidade de Baturité. Segundo os amigos, a história desta festa rendeu a lenda de que Luiz Gonzaga teria tocado com o cabo da sanfona de Nonô após o mesmo ter escondido o cabo que seria utilizado pelo Rei do Baião para ele emprestar e contar essa história por toda a sua vida. Ao ser perguntado a respeito do ocorrido, Nonô apenas sorriu e garantiu que é história do povo, mas que Luiz Gonzaga usou seu cabo para tocar na festa. Quando veio o fim da banda o mesmo deu um tempo na sanfona e tentou a vida de comerciante. Continuava a tocar agora só para os amigos sem se arriscar a viagens e grandes festas.
Após mais de dez anos sem participar de festas, a saudade foi maior e Luiz Gonzaga dos Santos voltou à ativa levando para o público todo o seu jeito clássico de levar para os seus admiradores o verdadeiro forró defendido por esta figura que até os dias atuais mantém a tradição seguida do Rei do Baião, seu grande inspirador.
Luiz Gonzaga dos Santos é fã sem medidas do Rei do Baião. Nonô também conquistou vários prêmios com seu trabalho e foi vice-campeão do FERMUZA- festival de músicas de Luiz Gonzaga, realizado na cidade de São João do Rio do Peixe na Paraíba no ano de 2011. Nonô e família residem no bairro Nova Pompéia.
Para shows basta ligar: (88) 9210-4332
Fernando Ivo
Correspondente em Quixeramobim
O Sertão é Noticia faz parte da rede do portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade.




Fazemos parte da rede do Portal Revista Central - informação em tempo real com credibilidade. acesse: www.revistacentral.com.br

0 Comentários: